COLÉRICO
|
SANGUÍNEO
|
FLEUMÁTICO
|
MELANCÓLICO
| |
Aparência física
|
Baixo, atarracado, ereto entroncado, pescoço grosso.
|
Esbelto, elegante, bem equilibrado.
|
Forte, corpulento, redondo.
|
Grande, ossudo, membros pesados, cabeça inclinada.
|
Andar
|
Firme, cravando os calcanhares no solo.
|
Leve, disparando nas pontas dos pés.
|
Ondulante, lento (move-se esmagadoramente).
|
Lento, com tendência a inclinar-se, marcha inclinado.
|
Olhos
|
Enérgicos, ativos.
|
Dançantes, vivos, alegres.
|
Sonolentos, letárgicos, quase sempre semicerrados.
|
Trágicos, tristes pesarosos.
|
Gestos
|
Curtos, ríspidos, bruscos, repentinos.
|
Graciosos, vivazes.
|
Lentos, intencionais, deliberados.
|
Desanimados
|
Modo de falar
|
Forte, abrupto, enfático, expressivo, vigoroso, intencional, apropriado.
|
Eloqüente, com linguagem floreada.
|
Ponderado, lógico, claro.
|
Hesitante, fraco, não completando as frases, deficiente.
|
Relaciona-mentos
|
Amigável, enquanto puder manter a liderança.
|
Amigável com todos caprichoso, mutável inconstante.
|
Amigável, mas reservado, insensível, impassível.
|
Fraco, e simpatia só pelos companheiros de infortúnio.
|
Hábitos
|
Necessita contagiar a todos com sua animação
|
É flexível, não tem hábitos fixos.
|
Gosta de rotina, tem hábitos determinados.
|
Gosta de ocupações solitárias.
|
Alimentação
|
Gosta de comidas condimentadas, bem preparadas.
|
Belisca, gosta de comida bonita, bem apresentada.
|
Come alimentos bem substanciosos, e de tudo.
|
É meticuloso, e gosta de alimentos doces.
|
Vestuário
|
Gosta de alguma coisa individual e peculiar.
|
Gosta de coisas novas e coloridas.
|
Tem um gosto conservador.
|
Escolhe roupas sem vida e desleixadas. É difícil de agradar.
|
Poder de observação
|
Examina o que interessa, mas se esquece.
|
Observa tudo, mas esquece tudo.
|
Observa e relembra tudo com exatidão, quando suficiente-mente desperto.
|
Observa pouco, mas se lembra de tudo.
|
Memória
|
Pobre
|
Como uma peneira
|
Boa com relação ao mundo exterior.
|
Boa com relação ao que se refere a ele próprio.
|
Interesse
|
O mundo, ele próprio e o futuro.
|
O presente imediato
|
O presente sem envolvimento.
|
Ele próprio e o passado.
|
Atitudes
|
De comando, agressiva, e eventualmente compreensiva.
|
Gentil, simpática e compreensiva.
|
Perspicaz, objetiva.
|
Egoísta, vingativa, auto-sacrifício em casos de sofrimento.
|
Disposição
|
Gabola, entusiástico nobre, magnânimo, generoso, intolerante, impaciente e aventureiro
|
Gentil, amigável, mutável, superficial, inconstante, impaci-ente, irresponsável.
|
Leal, estável, letárgico, satisfeito, maternal, confiável.
|
Auto-absorto, mau humorado, medroso, deprimível, tirânico, prestativo, artístico.
|
Desenhos e pinturas preferidos
|
Vulcões, precipícios com a própria conquista de obstáculos. Cores fortes.
|
Muitas cores brilhantes, detalhes e movimentos.
|
Suave, brando, desinteressante, de aparência inacabada.
|
Cores harmoniosas e fortes. Tenta detalhar demais.
|
Reação da criança a várias situações, de acordo com os temperamentos.
COLÉRICO
|
SANGUÍNEO
|
FLEUMÁTICO
|
MELANCÓLICO
| |
Queda no parquinho
|
Encontra o motivo fora de si próprio. Responsabiliza alguém. Orgulha-se de seu machucado
|
Pergunta: “Eu caí?” Chora por um momento e esquece.
|
É estóico, levanta-se e continua impassível.
|
Agüenta e assume a dor “insuportável”. O mundo está prestes a acabar, e foi feito pra me machucar.
|
Passeio cancelado
|
Domina a situação, reúne o grupo em sinal de protesto.
|
Aprecia a novidade e pensa nas alternativas
|
Indiferente. Não esquecerá, mas não é vingativo.
|
Sabia o tempo todo que seria cancelado, só para feri-lo.
|
Novo professor
|
Possível rival. É preciso apresentar o professor para a classe. Poderá tanto ajudar como atrapalhar.
|
Alguém novo. Aprecia a situação.
|
Admite depois de algumas semanas que há um novo professor e para de chamá-lo pelo nome do precedente.
|
Novo inimigo. Justamente quando estava começando a se acostumar com o anterior.
Mais sofrimento.
|
Uma tarefa
|
Precipita-se sobre ela e a conclui.
|
Acha que é fácil e interessante, mas logo abandona quando a novidade desaparece.
|
Pondera, reflete, planeja e tem dificuldade em terminar no prazo.
|
Uma outra carga na vida para ele suportar.
|
Algumas regras valiosas para lidar com as crianças de acordo com os temperamentos
COLÉRICO
|
SANGUÍNEO
|
FLEUMÁTICO
|
MELANCÓLICO
| |
Para estimular a atividade
|
Lançar um desafio
|
Pedir um favor pessoal
|
Usar táticas de choque, de ataque. Falar diretamente, indo ao ponto principal.
|
Explicar como os outros sofrerão se ele não conseguir.
|
No caso de repreensão
|
Recordar a má ação posteriormente e debater, examinar e discutir.
|
Ter uma palavra amigável imediatamente.
|
Ter ação imediata.
|
Chamar a atenção logo para as conseqüências posteriores.
|
Gerais
|
Fornecer estórias ou descrições onde a temeridade torna-se perigosa ou ridícula. Dar várias coisas diferentes, fazendo com que representem um desafio.
|
Fornecer estórias vivas com descrições excitantes, com quadros contínuos e variados. Dar bastante coisas diferentes para fazer.
|
Contar estórias indiferentes de um modo apático. Dar uma tarefa determinada e determinar que dê continuidade a ela.
|
Contar estórias ou descrições de acontecimentos tristes para mostrar como o espírito humano às vezes triunfa. Interessar-se pela tristeza e pedir que ajude alguém menos capaz.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário