domingo, novembro 07, 2010

TEMPERAMENTOS PARTE 2


Todas as pessoas têm características desses 4 grupos dominantes de temperamento em maior ou menor proporção. Para uma melhor compreensão, os nomes originais dos temperamentos, colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático foram renomeados para: perseverante (empresários, líderes etc.), contemplativo (cientistas, escritores etc.), espontâneo (comunicadores, esportistas etc.) e equilibrado (humoristas, juízes etc.).
Observe bem o desenho das 3 partes principais de uma árvore abaixo.
É uma comparação interessante para entender melhor a diferença entre temperamento, caráter e personalidade, isso porque o caráter e a personalidade são moldáveis, enquanto que o
temperamento é inato.

O que você achou deste gráfico?  pessoas falam apenas em personalidade e caráter, "Fulano tem uma personalidade muito forte", "Beltrano tem um caráter muito firme", como se o comportamento humano dependesse apenas da educação, religião, meio social e dos valores de nossa família.

Mas o fato é que, pelo menos 50% do comportamento humano é inato (livro "Como a mente funciona, de Steven Pinker), é resultado do embaralhamento genético que ocorre no momento da fecundação e que determina a sequência dos 4 temperamentos que cada pessoa possuirá por toda a sua vida.
Veja, nas fotos abaixo, um exemplo interessante, uma vez que todos têm características
dos quatro grupos em maior ou menor proporção. Estes são os dois filhos do autor do site Kid Leitura.


Foto 1: perseverante com equilibrado, espontâneo, contemplativo. É sério e muito determinado, costuma "brincar" apenas depois de terminar suas tarefas. Já o da foto 2 é espontâneo com contemplativo, equilibrado, perseverante. Pelo sorriso aberto, é fácil imaginar que ele faz as tarefas sem perder a chance de soltar suas piadas, fazer brincadeiras e se descontrair. Eles são filhos do mesmo pai e mãe, estudam na mesma escola, mas têm comportamentos bem distintos, revelados já desde os primeiros meses de vida. É a força da genética.

Um comentário:

  1. Oração e intercessão fazem parte da nossa vida Cristã, é a unica forma de falarmos com Deus.

    ResponderExcluir