terça-feira, novembro 23, 2010

Destronando Jezabel I

07 de novembro

Destronando Jezabel I

Destronando Jezabel I
I
O vinho novo que Deus está começando a derramar em sua igreja, e que será estendido a todas as nações da terra, exige de todos nós que sejamos odres novos para recebê-lo. Este é um tempo em que cada um de nós precisa se render ao Espírito Santo, de forma que Ele soberanamente nos revele tudo o que precisamos deixar para que sejamos os odres aprovados para receber de Deus, tudo o que Ele tem para nós. Destronar o espírito de jezabel é uma necessidade urgente da Igreja do Brasil, para sermos os odres novos neste tempo. Satanás e seus agentes são sutis e eles vão se intrometendo entre nós e quando percebemos, eles já estão profundamente arraigados em nosso meio. A atuação do espírito de Jezabel na Igreja do Brasil de hoje é muito intensa, e este espírito imundo precisa ser desmacarado e destronado imediatamente para a glória de Jesus

Este é um espírito terrível que tem uma grande área de operação contra o Reino de nosso Deus, e dentre as áreas em que ele atua, podemos identificar:

1. Busca destruir os profetas do Senhor (1 Reis 18: 4,13).
Deus age na terra através de homens e mulheres que Ele mesmo levanta, para cumprir os Seus propósitos na terra. Assim como no passado, Deus levantou Moisés, Elias e vários outros, Ele continua levantando instrumentos Seus, para denunciar satanás e seu reino, levando o evangelho de luz aos perdidos.
Esta tentativa de destruição se dá de várias maneiras:

- cooptação - tenta envolver os pastores e líderes nos esquemas pecaminosos, que governam as localidades. Esta cooptação se dá através da maçonaria, e de vários outros esquemas político-administrativos. Também se dá através de pastores e líderes que pactuam com as iniquidades (pecados comuns), do povo da localidade onde Deus os coloca. A cooptação é um dos métodos prediletos de satanás, pois o pastor ou líder, aparentemente está desempenhando o seu ministério, mas não tem utilidade nenhuma para o Reino de Deus. Não oferece nenhum perigo para satanás e seus agentes.

- destruição moral - este espírito se ocupa de divulgar mentiras sobre os homens de Deus a fim de difamá-los publicamente levando-os ao descrédito entre os salvos, e entre a população em geral.

- destruição física - o espírito de jezabel comanda espíritos de enfermidade e até de morte, através dos quais busca destruir fisicamente aqueles que Deus tem levantado para usar como instrumentos Seus.

2. Sustenta os agentes de satanás (1 Reis 18:19).
Além da hierarquia espiritual em seu reino, satanás atua na terra com a participação de seres humanos. Ele tem agentes humanos conscientes (que servem a seu reino sabendo que o estão fazendo), e agentes humanos inconscientes (servem a satanás enganados). O espírito de jezabel é responsável por sustentar estes agentes do inimigo, através da manipulação do poder. Este sustento pode ser estrutural ou até mesmo financeiro.

3. Se mantém informado sobre os ministérios dos profetas de Deus (1 Reis 19:1)

A missão que o espírito de jezabel tem dentro do reino das trevas o obriga a manter-se informado sobre o ministério daqueles que Deus levanta para o crescimento do seu reino. São várias as estratégias usadas na obtenção destas informações. Pelo menos duas delas dizem respeito diretamente ao nosso dia a dia. As chamadas fofocas, e os agentes infiltrados. Este espírito, não é onipresente (só nosso Deus é onipresente, aleluia!), por isso ele se alimenta de informações que colhe das conversas frívolas do próprio povo de Deus. Uma outra forma comum é a infiltração de agentes seus (humanos ou demônios), nas congregações da Igreja de Jesus.
A atuação do espírito de jezabel é surpreendente, e também cruel em relação à Igreja de Deus. Isto explica porque Deus não aceita que toleremos este espírito entre nós. Nos próximos estudos vamos ver mais um pouco sobre ele, e o que precisamos fazer para destroná-lo.

II
No último estudo nós vimos algumas das estratégias utilizadas pelo terrível espírito de Jezabel. Este espírito imundo é terrível porque sua atuação ocorre no meio da Igreja de Jesus. Também é espírito terrível por sua audácia e atrevimento ao atuar contra a obra de Deus. Neste estudo nós vamos continuar vendo algumas das artimanhas deste demônio, a fim de que o expulsemos definitivamente de nossa vida.
4. Ameaça os profetas do Deus vivo (1 Reis 19:2)
A ameaça é uma das armas que este demônio usa para tentar intimidar os filhos de Deus. A ameaça pode vir de não-crentes, membros de outras congregações e até de membros de nossa própria congregação. A ameaça acontece em vários níveis e conotações, mas tem como objetivo básico, desviar os líderes da vontade de Deus.
5. Amedronta os profetas de Deus (1 Reis 19:3)
- O espírito de jezabel comanda o espírito de medo, que é um demônio que age nas emoções, nos sentimentos das pessoas, influenciando-as para que sintam medo. O medo neste caso é um sentimento negativo, pois faz o homem de Deus perder a visão da realidade, de que ele já é vencedor em Cristo Jesus.
6. Tenta deprimir os profetas de Deus (1 Reis 19:4,5)
A depressão pode ser entendida como uma tristeza profunda, acompanhada de desânimo total. A pessoa deprimida se sente emocionalmente sufocada, e chega a um a estado de desânimo tão grande, que perde qualquer perspectiva de vida, chegando a desejar a própria morte. Um líder evangélico nesta condição perde a sua utilidade no Reino de Deus (A alegria do Senhor é a vossa força Neemias 8:10). O espírito de jezabel comanda espíritos que produzem depressão, com o objetivo de tirar a alegria do povo de Deus.
7. Gera sentimentos de solidão, exclusivismo, desconfiança e lamentação (1 Reis 19:10).
Esses sentimentos são decorrentes da depressão, mas não são necessariamente a mesma coisa. A comunhão dos salvos em adoração eterna a Deus é o objetivo principal da existência da Igreja. A vida peregrina da Igreja aqui na terra, também tem que ser uma vida de comunhão dos salvos. O êxito na guerra espiritual pressupõe a comunhão do povo de Deus. O espírito de jezabel trabalha nas emoções dos salvos, tentando produzir sentimento de exclusivismo, solidão, desconfiança entre os irmãos e murmuração. O objetivo do inimigo é dividir o povo de Deus, para assim nos enfraquecer.
8. Produz simbiose (1 Reis 21:5-7)
Simbiose é um termo que a psicologia importou da biologia, e que define o relacionamento em grupo, onde há uma interdependência total, e os valores, interesses, e sentimentos do grupo vêm em primeiro lugar. A simbiose produz vários problemas, mas o principal deles é levar as pessoas a se relacionarem com as outras de seu grupo, antes de se relacionarem com Deus. A simbiose nos leva a quebrar o primeiro mandamento “Amarás o Senhor Seu Deus sobre todas as coisas” Sem este relacionamento íntimo e pessoal com Deus, não há vida cristã de fato. Uma grande dificuldade que temos para identificar a simbiose é pelo fato dela ser uma imitação do amor, e por isso nos enganar. Quando há simbiose em uma igreja o que acontece na verdade, é a existência de grupinhos, e conseqüentemente de divisão.
9. Usurpa autoridade (1 Reis 21:8)

O espírito de jezabel leva as pessoas a buscarem uma posição que não é sua por direito. Elas querem ocupar um lugar de autoridade no corpo de Cristo, no qual Deus não as colocou. Isto é pecado, e produz danos irreparáveis ao corpo de Cristo, pois é Ele mesmo quem dá uns como apóstolos, profetas, pastores, mestres, etc. Quando alguém se coloca em um lugar no corpo onde Deus não o colocou, o Espírito Santo não flui, e toda a igreja fica atrofiada. No estudo de hoje vimos na Palavra de Deus mais algumas das características da atuação do espírito de jezabel em nosso meio. No próximo aprenderemos um pouco mais para que conhecendo nosso inimigo, o derrotemos definitivamente de nossas vidas. Sou grato a Deus porque Ele mesmo está levantando um Igreja linda e adornada para Si, e esta Igreja certamente não tolerará jezabel nem qualquer outro espírito imundo.
Que o puro Jesus o abençoe!
 III -
Todos os que acompanharam os dois primeiros estudos sobre este tema, perceberam que o espírito de jezabel é terrível. Não podemos tolerá-lo em nosso meio, pois se trata de um ferrenho inimigo de Deus e de Seu povo. Neste estudo vamos ver mais algumas características da ação deste espírito maligno, para que possamos identificá-lo, desmascará-lo, e destroná-lo de nossas vidas, famílias e igreja.

10. Levanta falsos profetas (Apocalipse 2:20)
O espírito de jezabel levanta falsos profetas dentro da própria igreja de Jesus. O falso profeta é aquele que diz ter uma mensagem de Deus para outrem, quando na verdade não tem. O falso profeta recebe profecia ou de satanas, ou de sua carne. Uma característica comum nos falsos profetas é a vaidade pessoal, que os leva via de regra, a se aborrecerem quando alguém não recebe suas profecias como sendo do Senhor. Alguns chegam até a “ajudar” suas profecias a se cumprirem.
11. Produz Conspiração (1 Reis 21:8 - 11)
O espírito de jezabel é um espírito controlador. Ele leva as pessoas a tentar controlar, manipular as outras e as situações. Quando há algum fato fugindo ao controle, quando não se consegue colocar sua vontade através de manipulações, ameaças, ou falsas profecias, o que se faz é convocar o grupo simbiótico, para manipular as situações. Este grupo reunido conspira. A palavra conspiração significa trama contra as autoridades. É isto que acontece quando este espírito atua na igreja. Há trama contra a autoridade espiritual da liderança.
12. Produz insubmissão feminina (1 Reis 21:25)
A submissão da mulher a seu marido é a maneira que o próprio Deus determinou para que a mulher encontre felicidade na vida conjugal. As naturezas física e emocional que Deus deu aos homens e as mulheres exigem que a mulher ao se casar seja submissa a seu marido, para que ela seja feliz. O espírito de jezabel estimula as mulheres a dominarem diretamente a seus maridos ou a tentarem manipular a seus maridos para que eles façam indiretamente o que elas desejam.
13. Produz maridos omissos (1 Reis 21:25)
A Palavra de Deus diz que o marido é o instrumento de Deus no casamento para conduzir sua família. Isto não significa autoritarismo, mas significa que o marido dentro da família é o responsável para ser instrumento de Deus na condução de sua família. O marido é o cabeça, o fundamento do lar, sobre o qual Deus edifica a família. O espírito de jezabel produz maridos omissos, manipulados, que não assumem com amor o papel que receberam de Deus. Isto obviamente produz lares desajustados, onde Jesus não está sendo convidado a reinar.
14. Estimula a sensualidade (2 Reis 9:30)
O espírito de jezabel estimula a sensualidade, a conquista sexual, a sedução, o culto ao corpo. Foi Deus quem nos deu nossa sexualidade que é uma benção em nossa vida. A sexualidade quando vivida dentro dos padrões divinos é uma bênção. A sensualidade, que é uma interferência maligna no processo, é pecado. A sensualidade diz respeito à exibição do corpo como objeto de cobiça. Algumas mulheres usam a sensualidade para controlar os homens ou as situações. Certamente o fazem estimuladas pelo espírito de jezabel.
Agora que Deus tem nos mostrado algumas características deste espírito imundo, vamos juntos extirpá-lo de nossa nação.

Expulse o espírito de jezabel de sua vida, em nome de Jesus!
Expulse o espírito de jezabel de sua igreja, em nome de Jesus!
Expulse o espírito de jezabel de sua região, em nome de Jesus!

3 comentários: