domingo, novembro 07, 2010

INTERCESSAO PROFETICA

A palavra grega para intercessão é enteuxis, que significa: aproximar para conversar. Enteuxis é o termo utilizado para entrar na presença de um rei e também para entrar na presença do Senhor em intercessão.
Em I Tm. 2.1, essa palavra significa entrar na presença de Deus em favor de outros. De acordo com a definição de Vine, a intercessão é uma das coisas mais altruístas que podemos fazer. Não estamos orando por nós mesmos, mas por outras pessoas. Colocando as duas palavras juntas, intercessão profética significa:
1) buscar a presença de Deus para conversar;
2) encontrar-se com Deus e ouví-Lo em favor de outros;
3) como resultado da busca, do encontro e do ouvir a Deus e;
4) então, falar pela mente e pelo conselho do Senhor.
O Senhor fala ao Seu povo antes que coisas venham, de fato a acontecer (Am. 3.7).
Na intercessão profética, entramos na presença de Deus e ouvimos os Seus pensamentos e os Seus conselhos. Assim nos tornamos aptos a orar por coisas que estão em Seu coração. Freqüentemente oramos por coisas que estão em nosso próprio coração e falhamos quando não ouvimos ao Senhor. É pela busca do ouvir a voz de Deus e de declará-la que vemos poderosos rompimentos de barreira ocorrer.
Quando nos empreendemos em intercessão profética, estamos participando da concretização dos planos de Deus para a humanidade e nos dedicamos a dominar e sujeitar a Terra
(Gn. 1:26-28).
Deus fez do homem o Seu representante na Terra. Ele enviou Jesus para pagar o preço de sangue e restaurar todas as coisas que o homem perdeu. Jesus, então, deu autoridade aos Seus seguidores para começarem a caminhar de acordo com os planos de Deus. Seu plano inclui nos usar para dominar sobre as obras das mãos do Senhor e de participar do processo de colocar todas as coisas sob Seus pés. Deus nos concedeu o privilégio de sermos participantes de Seus planos agora, fazendo aquilo que Adão e Eva deveriam ter realizado no Jardím do Éden (Gn. 2.15).
O Jardim precisava ser cultivado e guardado, e isso era responsabilidade do homem. O homem, colocado por Deus como administrador do Jardim, tinha duas responsabilidades:
1) Cultivar
A primeira responsabilidade do homem era cultivar o Jardim. Abad é a palavra hebraica para cultivar que significa: servir, arar, adorar, levar à adoração.

Zodhiates descreve cultivar como uma tarefa sacerdotal. "No sentido específico, abad significa servir a Deus em um contexto de um levita". Os.10.11 diz: Judá irá lavrar. O que isso tem a ver conosco como intercessores? Cultivar é arar o solo. A intercessão ara o solo dos corações e os leva a estar abertos para darem reconhecimento e adoração a Deus.
2) Guardar
A segunda responsabilidade do homem era guardar o Jardim. A palavra hebraica para guardar é shamar. Zodhiates define shamar como: restringir; manter dentro de certos limites; erguer uma cerca em volta de alguma coisa como que com espinhos; guardar como vigia de ovelhas ou gado; guardar como um profeta.

Adão, especialmente, tinha a responsabilidade de observar os limites do Jardim (Gn. 2.15). Então, ele deveria guardar os limites do Jardim da mesma forma que um vigia guarda as ovelhas ou o gado. Qualquer coisa contrária à vontade do Senhor não deveria ser permitida no Éden. Em outras palavras, ele deveria ter bastante cuidado do Jardim, da mesma forma que um sentinela teria.
Na Bíblia, os guardas ou sentinelas deveriam estar alertas a qualquer ação do inimigo contra a cidade. Eles deveriam comunicar ao rei a aproximação de qualquer pessoa às muralhas da cidade. Outra função dos vigias era guardar os campos e as vinhas, especialmente durante a época da colheita. Nesta definição, vemos a nossa tarefa como intercessores: guardar os lugares indicados pelo Senhor. Esses lugares podem incluir nossas famílias, nossa vizinhança ou nações. Quando intercedemos, nossas orações criam cercas em torno desses lugares, como espinhos, impedindo os intentos do inimigo.
Nem todos os intercessores são profetas, mas todos podem receber uma unção profética. O profeta declara a mente, a vontade e o conselho do Senhor. Todos nós podemos receber uma unção profética, uma vez que temos potencial para profetizar (I Cor.14.31). A unção profética nos equipa para declarar a mente, a vontade e o propósito do Senhor como a Sua voz sobre a Terra.
Em tempos de crise, quando o Espírito Santo alerta os seus intercessores, questões como estas sempre aparecem na mente deles:
  • Será isso somente um pensamento que me traz medo e insegurança?
  • Será que eu não confio no Senhor para cuidar dessas pessoas ou situações?
  • Será que eu sou uma pessoa de pouca fé em vez de mover em fé e em direção a Deus?
Muitas vezes, quando o Senhor nos chama a orar, nossa mente e também o inimigo tentam nos impedir de interceder. Então começamos a questionar a liderança do Espírito Santo. Se não estivermos alertas em espírito, podemos perder o momento daquilo para o qual Deus nos chamou para fazer.
No principio, a voz de Deus criou a Terra e tudo o que nela foi feito. João Batista veio depois e declarou: Eu sou a voz do que clama no deserto (Jo.1.23). Como uma geração profética de intercessores, como João Batista, você e eu devemos ser a voz do Senhor na Terra. Deus está nos chamando à Sua presença na Sala do Conselho do Senhor para ouvir o que Ele está dizendo. Sempre estaremos abaixo de Deus na hierarquia desse Conselho, mas sempre seremos membros que têm livre acesso ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário