terça-feira, março 29, 2011

TENDA ALTAR E POÇO PARTE 3 POÇO

O POÇO E A VIDA DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO

         Quando falamos em poço, necessariamente  pensamos em água, elemento necessário e indispensável para a vida humana. Nós podemos ficar sem alimentação por alguns dias, mas sem água apenas algumas horas. Ainda que algumas pessoas consigam ficar alguns dias sem tomar água, mas na verdade essa pessoa está sempre ingerindo alguma forma de líquido.

I –  O POÇO NA VIDA DO CRISTÃO

         As chuvas na Palestina se concentravam quase que inteiramente nos meses de inverno, eram muita escassas no  verão, pois era um período de poucas chuvas, sendo necessário o armazenamento  de água .
         O armazenamento de água só foi possível quando descobriram como forrar o interior do poço, e isso só aconteceu pouco antes da saída de Israel do Egito sob a liderança de Moisés.

1 – Armazenando  água
         Em nossa vida há períodos de glórias e bênçãos, mas há períodos de dificuldades e lutas, e quando essas coisas ocorrem, só  podemos  vencer se o nosso reservatório espiritual estiver cheio da água viva. Paulo fala de um depósito  em 2 Co 1.12: “......Porque eu sei em quem tenho crido , e estou certo  de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”
         O crente deve  ter seu depósito, em particular, até a vinda do Senhor Jesus.

2         O açude e a vida cristã
Os açudes são grandes poços ou reservatórios a céu  aberto , um deles encontramos em, Is 7.3: “ E disse o Senhor a Isaias : Agora tu e teu filho  Seor-Jasube, sai ao encontro de Acas ao fim do canal do viveiro superior...”. Outra versão diz: arqueduto do açude superior. Esse açude era alimentado com as águas do rio Giom,  que era uma fonte interminante, era ele que alimentava Jerusalém de água desde os tempos mais antigos.
    Cristo é a fonte Giom  que alimenta multidão com seu poder e seu Espírito Santo desde Noé, Abraão, Isaque e Jacó.
Giom – Era uma fonte coberta para proteger-se dos inimigos , pois ela estava localizada fora da cidade. Ficava localizada no vale de cedron, abaixo da colina  chamada Ofel. Essa fonte foi canalizada  e levada a uma sisterna  para dentro das muralhas da cidade. Seu nome em Hebraico significa Irrompimento.

Cristo e Giom – Assim, como a fonte de Giom foi canalizada para dentro da cidade, Cristo a fonte de água viva foi canalizada para nosso interio. Jo 7.37-38 “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crer em mim , como diz as escrituras, rio de água vivas correrão do seu ventre”. Esse rio era o símbolo  do Esprito Santo na vida do crente, quem tem o Espiírito Santo, não terá somente um poço, mas uma fonte que jorra.

Dessa fonte o inimigo não pode tomar
    II Cr 32.2-4 – Esse texto nos mostra que Ezequias viu que Senaqueribe vinha com o rosto formalizado para a guerra, então o rei  Ezequias juntou seu povo e tampou todas as fontes para que Senaqueribe não achasse água. É por isso que o mundo não entende a nossa felicidade, pois a água que jorra em nossa vida  está escondida em Cristo, o manancial de vida eterna. O Inimigo de nossa alma está procurando como secar essa fonte, mas nós a protegemos como fez o rei Ezequias.

Giom a fonte da unção
    A fonte de Giom foi escolhida como  local da unção de Salomão . I Rs 1.33, 38, 45, vamos estudar precisamente V.  33 e 45 “E disse o rei Davi: Toma convosco os servos de vosso senhor, e fazei subir o meu filho Salomão na mula que é minha, e fazei- o descer a Giom. ... E o ungiram em Giom, e dali subiram alegre.
    Quanto mais junto a fonte mais unção recebemos, mais poder e mais graça, porque estamos armazenando e enchendo o poço que o nosso coração da unção e do poder de Deus.

3         – Jacó e o poço
Jacó conhecia a necessidade da presença do poço por onde ia, por isso, por isso nós vemos o poço sempre presente na vida dele. O altar  e o poço, ele sempre trazia com sigo em suas jornadas, seguindo o exemplo de Abraão.Em Jo. 4 nós encontramos a fonte de Jacó e a mulher samaritana, e no v. 12 a mulher replica a Jesus “És tu maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele  próprio dele, e os seus filhos e seu gado?”. Jacó precisou  cavar o poço, mas Jesus era a fonte aberta desde os Olam  de Deus, e permanece para quem quer que seja  que dele queira beber. Jacó tinha o poço, mas Jesus é a fonte, e isso só me basta, pois nele eu me sacio a minha vida e nEle eu sacio a minha vida e me encho, por isso vencemos.

II -  REABRINDO  POÇOS
         Como estudamos  que poços são, em grande parte, reservatórios de fundos forrados, ou algum açude para guardar água, logo então, era preciso estar sempre aberto para receber água das chuvas, ou canalizadas. Isso constitui um beloo exemplo para nós que precisamos estar com o nosso coração sempre acessivo à voz de Deus para sermos cheio da Sua graça. Mas tem alguém interessado em fechar o poço  da nossa vida para que a palavra de Deus não penetre e nos de força  que jorra para vida eterna.

1 – Isaque e os poços entulhados
         Estudamos que Abraão foi um homem  que teve tenda, altar e poço, porém alguns dos poço abertos  foram, entulhados  com terra e lixo pelos fislisteus. Isaque entendendo a necessidade  de água, tomou a tarefa de reabrir  os poços nas regiões  de Gerar que em Hb significa lugar de pernoite, porém, Isaque encontrou dificuldade, pois os filisteus era os principal  povo desta região. Aliás, Gerar  foi a sede do primeiro reino filisteu que conhecemos  e ficava entre os desertos de Sur   e Cades, terra muito fértil e bem regada. Isso tem muito haver como a nossa vida cristã. Se uma região  sendo bem regada ela se torna fértil e próspera, assim é a nossa vida  que regada pela chuva do  Esprito Santo se torna uma vida frutífera  e próspera. Geralmente as terras bem regadas guardam umidade no subsolo, fazendo com que, a vegetação se torne leguminosa e verde, assim é a nossa vida regada pela chuva do Espirito Santo.

a-     Eseque
Nome de um poço que foi reaberto pelos servos de Isaque, cujo nome em Hb significa contenda, (Gn 26.20). A contenda tem fechado muitas vidas  para não receber a palavra de Deus e Sua  unção. Quando esse poço é fechado até o  seu nome sai da história, como é caso de Eseque que é desconhecido a sua localização, por causa da contenda  entre os filisteu  e os servos de Isaque. Desta maneira não é possível dar prosseguimento e tomar da água cristalina da região de Gerar. Na igreja a contenda tem fechado corações e levado o óbito vidas preciosas. Eliminamos de nosso meio a contenda, ou ela nos eliminará do corpo de Cristo.

b-    Sitni
Esse é o nome do segundo poço reaberto pelos servos de Isaque que também tem o mesmo significado, ou seja, briga, contenda e porfia.

c- Reobote
         Na Septuaginta se escreve  Euryxória que significa lugar amplo, e Isaque disse: “Agora nos deu lugar o Senhor”.  Esse foi o poço da vitória. Interessante  observar  que nos poços anteriores Isaque  mantém-se calado, apenas prosseguindo na busca  de reabrir o poço e não sossegou enquanto não encontro lugar. Essa lição precisamos aprender, que não devemos desanimar  frente às lutas e provações, dificuldades e calunias, pois breve o Senhor nos dará lugar e seremos vitoriosos. Ainda que o inimigo tenha procurado fechar alguns poços de nossas vidas, mas como Isaque, prossigamos em reabrir o poço da vitória.





CONCLUSÃO

         Como bons cristãos devemos ter em mente  a vida desses patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, que frente às grandes  dificuldades nunca desanimaram, venceram e saíram vitoriosos. Cavavam poços, armavam tendas e levantavam altares. Que Deus nos ajude a assim prosseguirmos e seremos vencedores como eles.
         Neste momento que estou finalizando esta apostila, escrevo com grande convicção que Deus nos dará uma grandiosa vitória, pois escrevo num momento muito crítico de minha vida e de meu ministério quando as lutas, as calunias e as falsidades abateram, mas  confiante estou, cavando o terceiro poço: Reobote, Euryxória, porque o Senhor nos dará vitória. Amém e amém.

Um comentário:

  1. Olá sou a Lindalva da Ilha e administradora do ostra da Poesia. Vim te comunicar que seu voto foi computado com sucesso na final do 4º Pena de Ouro. Agradeço com muita alegria a sua participação no evento e te espero domingo, dia 29 no Ostra da Poesia, quando será entregue o prêmio ao vencedor. Beijos no coração! Estou te seguindo.

    ResponderExcluir