terça-feira, março 29, 2011

TENDA ,ALTAR E O POÇO DEUS TEM PRA VOCE PARTE 1

2010-08-29 12:54

Texto

Ex  12. 01 – 09


INTRODUÇÃO


Todo cristão deve ter em sua vida espiritual as três marcas que qualificam o chamado da salvação. Nunca deve faltar em nossas vidas, a Tenda, o Altar e o Poço. Nós iremos estudar passo a passo  essas  três coisas de grande importância  para nossas vidas.
Vejamos que na vida de Abrão  (Abraão) não faltou esses elementos quando ele mantinha  estreita comunhão com Deus, somente no Egito nós vemos Abraão, sem Tenda, sem Altar e sem Poço. São palavras que pararecem simples, mas que tem grande significado, tanto como nomes históricos como espiritual.

I – A TENDA E AS VIAGENS DE ABRAÃO

1 – O chamado de Abraão
Quando Deus chama Abrão  para uma terra desconhecida à vista de dele, ele não discute com Deus, mas simplesmente toma a iniciativa de viajar (EX. 12 ).
Com a idade de setenta e cinco anos, Abrão parte em direção de Deus em busca da terra da terra prometida. Andou pelas terras de Canaã até ao lugar chamado  Siquém. Ex 12.06
Siquém – Em Hb significa  ombro. Esse lugar nos retrata um ombro amigo, para nos sustentar nas horas de grandes  dificuldades, um ombro que carrega as nossas dores e as nossas enfermidades. Siquém  nos revela a pessoa amada de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, descrito pelos profetas, principalmente em Isais 53.4-5.
         Abrão saiu a procura de um lugar onde estivesse o ombro amigo. É claro que Abrão conhecia o significado dessa palavra, e preferiu, então, ficar em Siquém, do que rumar para um lugar sem valor significativo.
         Outros lugare interessantes para conhecermos é o Carvalhos de Moré,. O que este representava para Abrão? Se Siquém revelava um ombro amigo, Carvalhos de Maré não era diferente. Vejamos:
Carvalhos: Alguns eruditos creêm que se trata de uma árvore especialmente sagrada, vinculada à adivinhações; parte de um antigo santuário cananeu, podemos ver isso com clareza no livro de Jz 9.37. Onde lemos:
Carvalho de Meonenim – Versão revista Corrigida de João Ferreira de Almeida. Meonenim: é palavra hebraica que significa Augures, derivado da palavra Hb canan (Agir, encobertado), referindo-se à prática da mágia. Porém temos a  contraversão de alguns eruditos que afirmam que tal Carvalho era um Marco geográfico,  e no caso de Abrão, não se tratava de idolatria, mas de uma referência. No entanto, precisamos entender que  a tradição afirma que debaixo de árvores e entre florestas  de carvalhos, os antigos idólatras  se reuniam afim de praticar artes mágicas. Então, eis aá uma advertência para os que gostam de orar no monte na floresta e no meio  da noite.
         Vamos conhecer agora um pouco sobre Moré,  o que esse lugar significa.
 Moré – Em Hb – Moreh -   significa Mestre. Abrão que recém recebera o chamado divino, necessitava de orientação divina. Não que o lugar pudesse inspirar alguma coisa, mas era um ponto de referência, pois, sempre os  nomes no antigo testamento estavam associados a acontecimentos e significados marcantes. Moré podia significar para Abrão um lugar para se obter direção, mas o que aprendemos é que esse lugares, tanto o Carvalho, como  o Maré não influenciaram  a vida de fé de Abrão. Mas vemos sempre o altar  sendo levantado como sinal de comunhão com Deus.
Tenda sendo armada como sinal de  abrigo e proteção, e o poço como símbolo  de vida, presença marcante do Espírito Santo na vida do  servo do Senhor que tinha em mente uma promessa

II A TENDA E SEUS VALOR

 1 - Tenda - Em Hb Ohel  - em Gr é Skené
         A Tenda era uma habitação temporária, feita de um tecido forte, com pêlos de cabra em vários formatos, cônicas, ovais, oblongas. Esse tipo de residência era muito usado pelos beduínos dos Árabes  e nômades do deserto  árabia, da Síria e do norte da África.
         A tenda na vida de Abrão representava expressão de genuína fé e de esperança, par um homem que não andava por vista mas unicamente por fé. Ele saiu do meio de sua parentela sem saber para onde ia somente habitando em tendas.
         Abrão esperava alcança  a cidade que tem fundamentos, do qual o artifíce e construtor é Deus ( Hb 11.10), mas até chegar lá Abrão peregrinava na terra, para nos deixar um exemplo de que não temos aqui morada permanente.
         A igreja, hoje, vive em tendas de esperança, sabendo que a sua morada é celestial, a nova Canaã onde,  logo chegaremos.
         No Antigo Testamento, em especial durante a  peregrinação do povo de Israel no  deserto, a tenda era o tabernáculo, centro de adoração a Deus. Em Ex.29.44-45: “Santificai a tenda da congregação  e o altar,  também santificai a Arão e seus filhos, para que me administre o sacerdócio. E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei por Deus. Feliz é o homem que tem a sua tenda santificada”.
         Cremos que a tenda de Abraão era semelhante as demais; móvel, podia ser transportada por um camelo juntamente com as mobílias, mas uma coisa ela tinha de diferente: era santificada.
         Veja que expressão de profundo significado espiritual: Nr 24.5Que boa são as tuas tendas, ó Jaco! Que boa as tuas moradas, ó Israel!
         Outra linda expressão:  Pv 14.11 “A casa dos ímpios de desfará, mas a tenda do reto florescerá. Sabe o que significa esse florescerá? É o  mesmo que dizer: Será próspera, terá graça, terá a unção do Espirito Santo, pode significar o Espirito Santo ornamentando a nossa habitação. Óh  Maravilhas de Deus. Aleluia!!!
         A  tenda não podia estar apenas estendida, era preciso esticar com estacas e cordas para resistir aos ventos. Jô, numa declaração de lamento lembrado do seu primeiro estado: Jó 29.4 “Como era nos dias da minha mocidade, quando o segredo de Deus estava sobre a minha  tenda”. Jó lembrava da comunhão que ele tinha com Deus, e faz menção: “quando o segredo de Deus estava sobre a minha tenda”.
         A Tenda de Abrão continha o segredo de Deus, que talvez nem mesmo Abrão ainda sabia. Tinha o segredo que acompanhava a promessa, Segredos que revelavam gozo, paz, mas, quem sabe alguns lhe trariam dor  como por exemplo, a despedida de Ismael e Agar, e o pedido da vida  Isaque em sacrifício a Deus Jeová. Mas quando temos nossa tenda armada junto a Siquém, temos um braço amigo para nos auxiliar. Quando a tenda está armada em Moré, temos um mestre para nos guiar. Quando  a tenda está armada junto ao Carvalho, temos um lugar geográfico para nos localizar. Quando a nossa tenda está armada em Siquém junto ao Carvalho de Moré, temos limites com o mundo, mantemos separação entre o que é santo e o que é profano. Onde armaste a sua tenda? 
         Infelizmente, muitos já não tem sua mais Tenda, possui a penas cabana, que não é a mesma coisa que tenda. Cabana é um casebre de palha, uma choça, enquanto tenda é uma habitação desmontável, digo porém,nquantoc braço amigo para nóte;  que já está na hora de mudar da cabaana  para tenda.
Outros estão com suas tendas derribadas, o vento das lutas e perseguições sopraram, e ela não estavam bem ficada na rocha que é Cristo Jesus, e então desabou. Veja o que Amós fala  a respeito a isso:  Am 9.11  Naquele dia, tornarei a levantar a tenda de Davi, que caiu,  e taparei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e edificarei como nos dias da antigüidade”. Essa é uma referência ao tabernáculo, mas como ele estava em ruínas,  Deus afirmou que iria levantar, assim Deus poderá fazer com a tenda da vida daquele que a deixou desmoronar.


O ALTAR

Existem diversas referências ao  altar, sendo bastante bastantes genéricas , as questões são as mais varias sobre a forma física, ou seja sobre o  altar construído visivelmente. Porém, o que vamos destacar em  nosso estudo é a forma do altar para adoração e santificação a Deus, e não quanto a morfologia da palavra ( classificação da palavra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário