quarta-feira, março 02, 2011

MINISTERIO LEVITA PARTE 3

Texto > Sl 134 > ler 

       Levita não é o músico, mas todo aquele disposto a servir. Não existe uma importância maior para o músico no Reino de Deus. Tanto o que toca, quanto o que abre a porta ou limpa o chão, servindo ao Senhor, é levita.

         O que é ser levita?

Sua origem está na tribo de Levi, uma das doze(12) tribos de Israel, e esta tornou-se destacada entre as demais no episódio da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro ( Ex.32:26), e a partir deste momento, esta família teve real importância na vida e no culto Israel.
Tal importância levou Moisés dedicar um livro do Pentateuco a esta tribo, o livro de Levíticos; tiveram uma missão de maior responsabilidade: cuidarem do Tabernáculo  (Nm.1:49-54).
Nessa época a música não estava associada ao serviço do culto. O Levita auxiliava o Sacerdote no culto e nas obrigações do Tabernáculo: Levita auxilia no culto!!!
Foi Davi, quem agregou a música ao culto judaico, e separou dentre esta tribo os que eram hábeis e de vocação à ministrarem ao Senhor com instrumentos e com vozes. Em I Cr.23:13,26-32, encontramos uma descrição clara da missão do Levita e de sua função. No cap. 25:1 nos mostra como estavam agrupados estes Levitas para o serviço do culto.Observe o texto:

v.1- eram 03(três) os líderes deste ministério;

v.2- estavam todos sob uma liderança;

vs.2,6- tinham a missão de profetizarem através da música à casa de Israel;

vs.7,8- havia instrumentistas (mestres e discípulos) e um grande coral(mestres e
discípulos), totalizando 288 mestres e 4.000 que tocavam e ministravam com
cânticos ao Senhor.


Podemos, então, entender que Levita é alguém:

- que sabe SERVIR;

- que entende o seu papel e sua missão no culto(II Cr.3:3-14; 29:31; Ed.8:15-20);

- que sabe ser Adorador(Sl.134; 84:4).

Vocação.
      Acredito que vocação é muito mais que simples aptidão ou dom natural. Ter talento para determinada função na vida e principalmente na Igreja, não representa, necessariamente, que isso seja vocação. Na verdade hoje enfrentamos uma certa crise no min. de louvor como um todo. Identificar realmente quem é vocacionado ao min. Levítico é um grande desafio. Vocacionado é ser separado por Deus à exercer determinada função, veja(Ef.4:11,12; At.13:1-3).

      Uma grande verdade que precisamos concordar: “Deus não chama apenas os capacitados, mas capacita aos Seus vocacionados”.(Ex.35:30-36:1,2).
A Bíblia nos admoesta que é pecado alguém exercer o min. de Levita e Sacerdote que não tenha sido vocacionado a esta função, veja(I Rs.12:31-33;13:33-34).

    Que possamos identificar em primeira instância alguns elementos importantes e básicos em nossa vocação:

- Não existe Vocação sem antes uma genuína Transformação e Regeneração do Espírito Sto. em nossas vidas. É necessário Nascer de Novo;

- Jesus nos chamou para sermos Discípulos e não adoradores profissionais.

    Nossa missão é sermos discípulos do Bom Mestre. A adoração é conseqüência de uma vida de comunhão com o Mestre Jesus. Adorar é aprender com o Senhor no caminho, a isso, eu chamo de Vocação;

- Vocação é ter chamada Levítica, mas um coração Samaritano veja (Lc.10:32-35);

Aqui fica-nos o desafio de fazermos a diferença, em nosso ministério e em nossas vidas.

       A glória da presença de Deus é trazida no ambiente, pelos levitas. A presença de Deus em nosso meio não se dá por nenhuma das nossas programações, liturgias, idéias, enfeites ou recursos materiais, mas pela vida dos levitas. OBS: 1 Cr 15:2

       Se eu decido viver para servir ao Senhor e aos irmãos, então o Espírito de Deus começa a se manifestar de uma forma tão intensa que a glória de Deus vem cada vez mais intensa e poderosa.

     Os levitas podem dar muitos frutos, cada um de acordo com o talento que recebeu de Deus. As igrejas podem desenvolver maravilhosos projetos e idéias, podemos construir muitas coisas, mas tudo o que produzirmos nesta terra ficará aqui mesmo, não durará para sempre. Só há um fruto que os levitas podem produzir para a eternidade. Só há uma missão ou projeto da igreja local que permanecerá para sempre. Só há um trabalho que vale a pena
investimento

VIDAS

      Se nós, como levitas do Senhor, usarmos os talentos para alcançarmos vidas, caminharmos com elas ensinando a Palavra, edificando o Corpo de Cristo, então estaremos produzindo frutos eternos. Todos os recursos físicos que precisamos virão do Senhor para nós. Não precisamos nos ocupar em ajuntar, construir, fazer, realizar...


       Precisamos estar na presença do Senhor para recebermos mais e mais unção e poder, a fim de sermos autoridades espirituais, resgatando e instruindo muita gente, no caminho santo da vida cristã.



       Parece que estes objetivos de vida não têm muito haver com os músicos. Vemos sempre os músicos envolvidos em gravações, shows, projetos e projetos... Meus irmãos, todos os frutos que podemos produzir com nossas mãos, se não forem simples instrumentos para abençoar vidas, então serão queimados como palha no fogo. Somente as vidas transformadas pelo Espírito Santo através de nós, serão frutos eternos.  OBS > Lc 3:17


      De que me importa produzir tanto nesta Terra e não poder apresentar meus frutos na eternidade? Quero usar os talentos que recebi do Senhor, para que Ele possa realizar Seu maior desejo: salvar vidas. Quero ser alguém que quando toca ou canta, gera o mover de Deus para transformação de vidas. Quero ser um canal de salvação e edificação.

      Não quero passar minha vida “realizando coisas” Não quero me gastar em projetos, quero me gastar nas mãos do Senhor para edificação de vidas, frutos eternos. Como levita do Senhor, o que você tem produzido para o Reino? Os frutos que brotam da tua vida são frutos eternos ou passageiros?

       É claro que executaremos muitos projetos terrenos, dirigidos pelo Senhor. Porém todos os projetos precisam ter um só objetivo: alcançar e discipular vidas! Os ministérios de música das igrejas precisam entender cada dia mais a função espiritual dos levitas e da própria música. Enquanto servimos ao Senhor com nossos talentos musicais, gerando louvor e adoração, não produzimos apenas arte, mas produzimos palavras e sons proféticos que geram o mover da Palavra, o mover do próprio Jesus.

     Clamem a Ele pedindo mais e mais sabedoria quanto às atividades que lhes tomam o tempo. Declaremos juntos ao Pai: Senhor, queremos ocupar toda a nossa vida em projetos vindos do céu para salvação e edificação de vidas. Queremos ser levitas de verdade. Queremos produzir frutos para a
eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário