quinta-feira, março 17, 2011

SANTIDADE PARTE 1

Santidade Pessoal

Nesse estudo trataremos um pouco da santidade nos dias de hoje.

Bem, começaremos explicando o que é santidade, segundo o dicionário Aurélio santidade significa: Estado de santo e segundo a teologia cristã santidade significa:A atitude gerada pelo Espírito Santo de nos separarmos do que não é santo, do que é pecaminoso e separado de Deus,significa separação.

Ressaltamos já o que é santidade, agora iremos expor como é vista a santidade nos dias de hoje.

Algumas igrejas apregoam uma santidade como algo realmente vindo do Espírito Santo de Deus, outras já enxergam a santidade como algo pessoal e é sobre isso que iremos tratar ness e estudo.

A santidade por si é uma disposição espiritual de renuncia pessoal,renuncia de desejos próprios agradáveis a nós e não a Deus.

Porém nos dias de hoje a santidade se tornou algo muito particular e relaxado, cada um tem a sua, do seu jeito,da sua forma, com sua s proibições e liberações e Deus tem sido posto nessa santidade de uma forma inferior, Deus tem sido colocado nesse tipo de santidade não como o cabeça,como quem dita as regras, mas sim como um tipo de papai Noel, um ser que está ali e só é lembrado pra dar presentes,Ele é visto como um dono de uma agência de matrimônio, pessoas só se lembram Dele quando quer casar ou até mesmo como um gerente de banco por ser lembrado quando as pessoas precisam de dinheiro.

Mas quero lhe dizer:Deus é infinitamente mais do que isso.

As pessoas não enxergam que tem se afastado de Jesus Cristo para agradar seu ego, suas vontades, e Deus por sua graça infinita mesmo assim não tem desistido desse povo.

Ele diz em 1 Pedro 1:16: Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Ele ordena santidade ao seu povo, mas o seu povo confunde santidade com liberdade espiritual.

Veja o que diz em Jo.12:43
Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Os homens tem se atraído e se deixado atrair pelas coisas desse mundo e deixado a glória do Senhor de lado, as pessoas tem buscado agradar seu ego e não a vontade de santificação para nós vinda do Senhor.

Deus nos fez promessa de se revelar a nós se buscarmos a santidade.
Em Hb. 12:14 Diz:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Muitas pessoas se dizem intimas de Deus e abençoadas por Deus , mas não sabem ao fundo o que significa santidade para ver o Senhor
Desde os tempos antigos Deus já nos ordenou que fossemos santos

Em Levítico 20.7 diz:
Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.

Deus muitas vezes não faz maravilhas no meio do povo por que o povo não busca mais a santidade como Deus quer,e sim a sua santidade particular,da sua forma,do seu jeito.

5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
Js.3:5
Deus já na antigüidade já havia declarado que fossemos santos, porém o homem se corrompeu com o tempo, e tem abandonado a vontade do Senhor de sermos santos
O profeta Isaías teve uma experiência gloriosa com o Senhor acerca desse termo "santidade"

No livro do profeta Is. no cap. 6 versos de 1 a 8 nos revela essa experiência

Isaías teve a rica e graciosa oportunidade de ver o Senhor, porém no momento em que ele viu o Senhor Ele reconheceu perante a santidade de Deus que ele era impuro e ali ele se humilhou e Deus o santificou,não com uma santidade pessoal e sim espiritual e vinda de Deus.

E assim pode acontece conosco se humilharmo-nos

A Palavra do Senhor nos relata em Tiago 4:8-10 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Deus nos diz que se humilharmos em seu tempo Ele nos exaltará, sim nos exaltará e nesse termo exaltar está também o significado de santificar da forma Dele.

Pois a mesma Palavra que diz que Ele nos exaltará diz também que:
Romanos 8.32

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Ele nos dará com Ele todas as coisas, e com essas coisas estão inclusos também a santidade.
Mas a santidade vinda do coração de Deus e não uma santidade vinda do meu ego e da minha vontade e sim uma santidade conforme os padrões bíblicos e divinos e não conforme os padrões desse mundo.
Nos dias de hoje há até quem pregue que Deus não quer tanto a santidade em corpo,alma e coração,pois dizem:Deus só quer o coração,e posso afirmar-te que Deus não é cardiologista que se preocupa só com o coração.ele cuida de coração,mas quer santidade em corpo,alma e coração,veja:
1 Ts 5:23

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Por aí podemos observar a preocupação de Deus com nossa santidade em toda a nossa vida,em todas as áreas.

Mas nos dias de hoje o evangelho tem sido menosprezado e muitos tem aberto mão da santidade de Deus, de ter intimidade com Deus pra ter sua própria santidade.

Há igrejas nos dias de hoje que tem priorizado o ego e abandonado por completo o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo,tem abandonado o evangelho pra buscar simplesmente as bençãos de Deus, como se elas salvassem alguém.Há igrejas que tem buscado em Deus as bençãos e não o caráter de Deus.Há igrejas que não tem buscado a face do Senhor e sim as coisas dadas por Deus.E nesse modo de pensar vidas tem ido pro inferno e não entrado nos céus,o qual é o principal objetivo de Deus ao instituir sua igreja.O mundo tem invadido as igrejas,tem entrado com gosto e as pessoas desligadas da santidade de Deus tem entrado nessa.

Aprenda um negócio que também aprendi: Queira a graça de Deus e não graça com Deus.

Ao invés de crentes se modernizarem e criar novos métodos de ir em busca dos perdidos e de santidade,isso não tem acontecido,eles não tem se modernizado nesse sentido e sim se mundanizado em outros sentidos.

Veja o que a Palavra de Deus diz em relação á isso:
I Timóteo 4.1
MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Ou seja, pessoas tem se deixado serem levadas pela sua santidade pessoal e tem abandonado a vontade Deus,assim se afastando da sua graça e santidade e se voltando pro mundo,deixando assim a real santidade .
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Esse versículo nos dá um incentivo à buscar em Deus a santidade ,pois o mundo tudo que há nele passa,e se Ele ama o mundo o amor do Pai não está NEle e se o amor do Pai não está Nele,mas suas próprias vontades, este logo passará pois o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre 1Jo.2:17.

Isso tudo é consequência da santidade pessoal,a santidade que não requer renúncia e sim gozo na carne,vontades satisfeitas e o ego massageado.

Nos dias de hoje há até igrejas que pregue a prosperidade, sim a prosperidade financeira,material e carnal e nada espiritual,Não caia nesses laços,faça como José,foge,corre à distância,pois se você não correr será laçado:
1Tm.6:9-11

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Observe que tudo que foi citado acerca de santidade até aqui citou algo de pessoal.

Se você tem santidade guarde-a,não troque-a para que seja de sua forma e sim da de Deus.
Ap.22:11
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
Ap.3:11-13
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Bem,é chegado o final do estudo,esperamos que esse estudo tenha sido edificante para a sua vida,que tenha te trazido algo da parte de Deus e tenha esclarecido a você a diferença entre santidade e massagem do ego.
Pois não é isso que o Senhor todo soberano e bom deseja,e sim que você se disponha e deixe-o trabalhar em sua vida,e aí você verá realmente o que é santidade,o que é uma carteirinha que lhe dá acesso livre ao céu e ao trono da graça daquele que está assentado nos mais altos céus e deseja que eu e você tenhamos um santidade verdadeira perante Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário