quarta-feira, março 02, 2011

MINISTERIO LEVITAS

Texto de referência - 1 Cr 25:1


Obs: para profetizar com harpas.

O significado costumeiro de profetizar é usar a voz para o serviço e glória de Deus, sob o impulso divino. Aqui a palavra é usada no sentido de cantar e tocar. Para o louvor de Deus.

A -  ESCOLHA DO CHAMADO


1 – HOMENS APTOS – amadurecimento espiritual ( I Sm 16:16-18 ; 17:10; 1 Rs 2:2 ; At 6:2-4
2 – Ser Homem – Desistir das coisas de menino ( 1 Co 13:11)

B – O MÉTODO DIVINO DE ESCOLHA E CHAMADO


As escrituras apontam para vários exemplos que confirmam o método divino quanto à escolha ministerial.

·        Davi separou homens para uma tarefa específica na casa de Deus.

Será que nós do Senhor, estamos na função em que realmente deveríamos estar? Nosso ministério resulta de aprovação ou imposição? Os frutos confirmam a legitimidade do nosso chamado? São perguntas  que cada um deve fazer para si e responder de Deus.

·        Moisés seguiu o conselho de Jetro ( Ex 18:21)

O critério divino para escolha de obreiros e ministros é claro nas escrituras. Moisés, líder e conselheiro do povo de Israel, foi orientado por Jetro seu sogro, a procurar dentre o povo auxiliares com as seguintes qualificações.

-         capazes
-         tementes a Deus
-         Homens de verdade
-         Não Avarentos
    
Obs I Samuel 16 : 17-18

É valente – homem que não tem medo da batalha e dos desafios
É animoso – homem com animo
Homem de Guerra – homem de oração , luta pelo propósito de Deus
Gentil presença – homem manso, educado e sábio
O senhor é com ele – intimidade com Deus

Obs: Atos 6:1-4 – Perseveraremos

Perseverar vem do grego Prokastereo denota uma fidelidade inabalável e sincera e a dedicação de muito tempo a um certo empredimento.

·        A escolha de Deus para a construção do tabernáculo ( Ex 31:2-4)

Para a construção do tabernáculo Deus indicou a Moisés, Bazaleel e Aoliabe, aos quais encheu de seu Espírito e de sabedoria em todo artifício e invenções

Obs – Êxodo 31:1-4 – e o enchi do Espírito de Deus

Ser cheio do Espírito de Deus aqui refere-se à dotação e a capacidade pelo Espírito Santo, para serviço especial de Deus.

·        A escolha de Deus para o serviço no Tabernáculo, foram escolhidos Arão e seus filhos e a descendência de Levi , a tribo de sacerdotes.

·        O verdadeiro obreiro ( II Tm 2:15)

O apostolo Paulo em II timóteo 2:15 ensina que o verdadeiro obreiro cristão tem as seguintes características :

 - È aprovado por Deus

 - Não tem de que se envergonhar

- Maneja bem a palavra da verdade





C – A ESCOLHA E CHAMADO PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR E DANÇA

O MINISTÉRIO DE MUSICA E DANÇA carece de pessoas habilitadas musicalmente , na dança e espiritualmente , que assim realizarão um trabalho de qualidade musical , de dança e espiritual ( Sl 33:3 )

Por exemplo , não é aconselhável  que uma pessoa  desafinada exerça a função que pertence ao pé. Cada um tem uma função específica no Corpo de Cristo ( Rm 12:3-4)

D – O MÍNIMO DE ESTRUTURA E AMADURECIMENTO


-         para poder desempenhar as funções adequadamente
-         para poder suportar as pressões
-         para poder saber travar as lutas espirituais

E – APTOS – 3 ASPECTOS


         A palavra aptos do texto de 1 Cro 25 sugere-se pelo menos 3 aspectos básicos de Aptidão para o ministério de música e louvor

APTIDÃO ESPIRITUAL

O ministério de musica e louvor instruído por Davi era formado por levitas era a tribo responsável pelo ensino da lei do povo ( Ne 8:7-8-12) Aptidão aqui significa idoneidade espiritual e moral é ter uma vida nova e santa que oferece  condições de ensinar a Palavra através do exemplo ( Rm 15:18)

Aptidão Musical

Implica no talento dado por Deus que confere ao indivíduo habilidade e técnica como instrumentistas e dançarinos e cantores . Nesse caso ela é essencial ao ministério de música e louvor. Aptidão musical fala muito de sensibilidade. O normal é que o músico seja muito sensível a Deus e a música e dança. Precisamos  de sensibilidade  para compor , arranjar , tocar e cantar.


F – PERMANECENDO NO SENHOR – Js 3:10-17)

-         andar como ele andou – 1 jo 2:6
-         não viver pecando 1 Jo 3:6
-         guardar os seus mandamentos – 1 Jo 3:34
-         conhecer o Espírito Santo – 1 Jo 4:13

Vamos ver 2 referências na Palavra de Deus condizentes ao ministério de dança:

1-     Ex 15:20 – Então Miriã a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram dela com tamboris, e com danças. A dança de Miriã, foi uma dança de gratidão, como se poder ver ao continuar a leitura desse texto. Em muitas referências do velho testamento não vemos desaprovação, só afirmação desta forma de adoração. As pessoas são exortadas a louvar Deus, dançando , fazendo melodia a Ele com adufes e harpa. ( Sl 149:3) e para que O louvasse com adufes e dança ( Sl 150:4)
A dança como forma de adoração é uma tradição hebraica e era parte integrante das celebrações dos israelitas antigos. A raiz freqüentemente usada para a palavra dança no Testamento Velho é Hul que se refere ao redemoinho da dança e implica movimento altamente ativo.

2 – Um dos exemplos mais conhecidos da Adoração a Deus com Danças é a do Rei Davi , II Sm 6 ,quando a Arca da Aliança estava voltando para a nação de Israel. A palavra diz que Davi dançava com todas as suas forças, implicando que devemos dar o nosso melhor para Deus em qualquer situação, e a que Davi estava passando era de extrema alegria com o retorno da Arca para as mãos do povo hebreu.

Que Deus te abençoe e te prepare para servir.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário