segunda-feira, junho 20, 2011

O Líder e o princípio da HUMILDADE


O Líder e o princípio da HUMILDADE


O PRINCÍPIO DA HUMILDADE
Pv 15:33; 18:12; 22:14

"Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou MANSO E HUMILDE de coração". (Mt. 11: 29) No convite ao discipulado, aparece embutido o mandamento da humildade.

"O grande homem está sempre  disposto a ser pequeno".
(Ralph Waldo Emerson)

I)  DEFINIÇÃO:

Definição de humildade: "É o senso de incapacidade que permeia a consciência do líder quando ele contempla a santa majesatade e o superabundante amor de Deus em contraste com sua desvalia (pobreza), culpa e total inaptidào, se separado da graça divina". Segundo Ritschl, humildade é o "olho que vê tudo menos a si próprio". Alguém perguntou a Dwitght Moody: "O senhor está dizendo que a pessoa humilde não pensa muito acerca de si mesma? Ele respondeu: "Não; digo que a pessoa humilde não pensa nem um pouco sobre si mesma. O humilde não sabe que é humilde".

É está humildade que faz com a religião não seja rígida, nem pesada, nem pomposa, mas simples , descontraída, alegre, honrando a Deus e mostrando-se útil às pessoas.

Parafraseando as palavras de A.W.T em seu livro À procura de Deus, - o homem humilde não é uma espécie de camundongo humano, sofrendo com o senso da sua própria inferioridade. Em sua vida moral, ele pode ser tão audacioso como um leão e tão forte como Sansão , mas não se engana a seu próprio respeito. Ele aceitou a avaliação divina a respeito de sua própria vida. Sabe que é fraco e impotente, como afirma. Paradoxalmente, ele se afirma na certeza de que, à vista de Deus, ele é mais importante do que os anjos. Em si mesmo, nada é; em Deus ele é tudo. Esse é o seu lema motivador. Não fica preocupado pelo fato de o mundo jamais o ver como Deus o vê. Tranquilamente permite que Deus determine seus valores pessoais.

1.      O homem humilde espera pacientemente o dia em que cada coisa terá o seu preço marcado, e seu valor real. Enquanto isso vai exercendo sua liderança para o beneficio da humanidade e para glória de Deus, alegremente disposto a esperar o dia da avaliação final.
2.      A humildade - ou mansidão - é a expressão do amor. É a atitude de espírito e a disposição predominante do amor. A pessoa humilde está livre do orgulho ou da arrogância.
3.      O humilde não se considera auto-suficiente, todavia reconhece seus própriosdons, recursos e realizações.  (Hb 10:35).
4.      Pessoas humildes não se ofende e nem revida com facilidade.
5.      Humildade não é covardia, porque para ser humilde exige grande coragem.
6.      A humildade nos leva aceitar um lugar inferior àquele que merecemos.
7.      A humildade nos leva a silenciar da respeito de nossos méritos.
8.      A humildade nos leva a tolerar desfeitas, insultos e acusações falsas por causa de um propósito superior.

II)         A FALSA HUMILDADE
Pior do que a falta de humildade é a falsa humildade que leva a pessoa a se sentir muito orgulhosa de estar agindo de forma humilde. O escritor e poeta inglês Samuel Taylor Coleridge disse que "o pecado mais apreciado  pelo diabo é o orgulho que imita a humildade".
         A pessoa que usa a falsa humildade está enganando apenas a si mesmo, porque os outros vêem nele uma pessoa pomposa, auto-aduladora e arrogante que, na realidade, apenas finge ser humilde. A pessoa verdadeiramente humilde evita atitudes forçadas. (Cl 2:18-23)
         Algumas pessoas insinuam que tem uma linha direta com Deus, uma linha não acessível a outros crentes.
         Quem tem a verdadeira humildade nunca critica outrem apontando falta de humildade. A tendência para julgar não combina com a verdadeira humildade. Mas é extremamente para o líder enxergar em si mesmo essa tendência.
         O líder não é onisciente, e a humildade o protege de adotar uma opinião insensata.
         Seja a roupa, ou discurso, ou comportamento, qualquer coisa que atraia a si a atenção dos outros, afastando-a da pessoa de Cristo, é desagradável a Deus e viola a humildade. Promove a presunção e dá projeção à vaidade.
         ­Humildade sempre foi uma qualidade rara, mesmo os discípulos, nem sempre exibiram atitudes de humildade (Mt 15:23).

III)           POR QUE A HUMILDADE É IMPORTANTE? (Sl 113:5,6; Is 57:15).
1.      Deus "o Alto, Sublime... o qual tem o nome  Santo" (Is 57:15) habita no coração humilde.
2.      Não pode haver amor genuíno sem humildade. Paulo disse: "...o amor não se ufana..." (se orgulha- 1 Co 13:4).
3.      É o espírito de humildade de lidera o líder para que possa concetrar-se nas reais necessidades dos outros.
4.      A humildade é importante para o líder porque as pessoas seguem mais entusiasticamente aquele cuja motivação não é servir-se a si mesmo.
IV)            OS BENEFICIOS DA HUMILDADE
1.     Serenidade (paz, suavidade e tranqüilidade).
2.     Ampliação da vida. A humildade guia ao estudo, à fé e ao serviço. O líder que é humilde não age como se fosse auto suficiente e não precisa se dar ares que sabe tudo, e por isso se acha numa posição em que recebe opiniões e idéias de outros.
Só os humildes abrem a porta da sua vida para a expansão da personalidade e da individualidade.
3.     A eliminação do medo. Humildade tende a banir o medo porque se rege pelo amor, e "o verdadeiro amor lança fora o medo" (1 Jo 4:18) . O líder humilde sabe que Deus está no controle, sua confiança não é em si mesmo, mas em Deus.
4.     Sucesso. A humildade guia o sucesso. Algumas vezes podemos até rejeitar o sucesso (talvez por falsa humildade), mas ele é uma meta legítima. (Js 1:8).
5.     Acessibilidade de recursos ilimitados. Há um principio divino pelo qual a força se aperfeiçoa na fraqueza. Os recursos de Deus acham-se ao dispor do líder humilde que está disposto a reconhecer sua fraqueza. Aquele que não compreende esse principio se enfraquece e desonra ao Senhor.  (Fp 4:13).
V)                COMO SE CULTIVA A HUMILDADE
1.     Entronizar Cristo no coração. Se Cristo habita em nosso coração a humildade brotará nele na proporção de nossa entrega pessoal a ele. Vamos querer glorificar a Cristo e não a nós mesmos. O primeiro caminho para a humildade, portanto, é fazer Cristo o Senhor de nossa vida.
2.     Obedecer à Cristo. A pessoa que entroniza Cristo em seu coração desejará obedecer-lhe (Jo 14:15; 2 Tm 2:24,25).
3.     Assumir a atitude e o comportamento de uma criancinha. A criança é confiante e inocente, e não arrogante. A criança é obediente, principalmente quando lidera por um pai-eficaz.
4.     Seguir o exemplo de Cristo no coração. Cristo ensinou aos seus discípulos a simplicidade e a humildade da oração. É na presença de Deus que o nosso orgulho desaparece.
5.     Seguir o exemplo de Cristo nas relações pessoais. Pelo poder de Cristo, temos que evitar, de forma consciente, o elitismo, a intolerância, a distinção de classe e a autopromoção. Aqui também nos aproveitamos da observação em relação à criança que não se sente impressionada com saldo bancário, posição social ou sucessos educacionais de uma pessoa.
6.     Servir os outros. O maior exemplo de humildade é Jesus. Sendo Deus em forma de homem, lavou os pés do homens (Jo 13)  servindo-os. A humildade pode ser medida através da nossa pré-disposição em servir. Sóas pessoas verdadeiramente humildes sabem servir com prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário