terça-feira, dezembro 21, 2010

Dando testemunho para ganhar almas

Dando testemunho para ganhar almas

Porque serás sua testemunha a todos os homens, do que tem visto e ouvido” (Atos 22.15).
Os novos crentes devem aprender a testemunhar do Senhor; se não, o evangelho terminará com eles. Você já é salvo; tens vida e sua luz está acesa. Mas se tu não acenderes a outros antes de arder tudo, então estarás realmente acabado. Tu deverias trazer muitos para o Senhor para que não compareças diante dele com as mãos vazias. «Porque será sua testemunha a todos os homens, do que tens visto e ouvido». O Senhor falou estas palavras a Paulo por meio de Ananias. O que tens visto e ouvido, testemunharás a todos os homens. O primeiro fundamento do testemunho é ver e ouvir. Você não pode testemunhar daquilo que não viu ou ouviu. A vantagem que Paulo tinha era que, diferente de outras pessoas, ele tinha ouvido e tinha visto pessoalmente o Senhor. Ele testemunhou do que ele tinha visto e ouvido.  «E nós temos visto e testificamos que o Pai enviou o Filho, O Salvador do mundo» (1a João 4.14). Isto nos diz o que significa testificar. Damos testemunho do que vimos. Graças a Deus, tu tens crido recentemente no Senhor. Encontraste-te com ele, creste nele, e o recebeste. Agora é um redimido. Tendo sido livre do pecado e tendo recebido o perdão, tens a paz em ti. Tu sabes quão feliz é depois de ter crido; uma felicidade nunca antes conhecida. Anteriormente, a carga do pecado pesava fortemente sobre ti, mas hoje, graças a Deus, essa carga foi tirada. Portanto, és uma pessoa que viu e ouviu. O que você deve fazer agora? Deve dar a conhecer o seu testemunho. Isto não significa que deva ser um pregador ou deixar o seu trabalho e ser um obreiro em tempo integral. Significa simplesmente que deve testemunhar a seus amigos, parentes e conhecidos daquilo que você tem visto e ouvido. Deve tentar trazer almas para o Senhor.
Como testemunhar As duas passagens da Escritura já mencionadas formam um conjunto sobre o significado do testemunho. Agora veremos outro conjunto, um conjunto de quatro passagens que nos dirão de forma muito simples no que consiste o dar testemunho.
1.Fale Na Cidade — A Mulher samaritana Em João 4, a mulher samaritana encontrou o Senhor que então lhe pediu água. Mas, depois de seu pedido, o Senhor se voltou e lhe ofereceu água viva, sem a qual ninguém pode realmente viver e estar satisfeito. Aquele que bebe da água do poço terá sede novamente. Você ficará sedento, pelo menos, tantas vezes quantas beber. Nunca se satisfará, e portanto terá de beber repetidamente. O que o mundo pode oferecer pode satisfazer durante algum tempo, mas cedo ou tarde a sede voltará. Somente a fonte que jorra por dentro pode satisfazer para sempre. Somente esta satisfação interior pode livrar as pessoas da solicitação do mundo. Depois que o Senhor mostrou à mulher samaritana quem Ele era, esta deixou o seu cântaro — até então algo muito importante para ela, foi para a cidade e disse: "Vinde, vede Um homem que me disse tudo quanto tenho feito: porventura não é este o Cristo?" (verso 29). Aqui temos um verdadeiro exemplo de testemunho. O que ela testificou? Afirmou ela: "Aqui está um homem que me disse tudo quanto tenho feito" (verso 39). A mulher tinha feito uma grande quantidade de coisas; algumas conhecidas do público e outras desconhecidas. Ela estava com medo de contar as pessoas tudo o que fizera; contudo o Senhor havia feito agora justamente isso. Portanto ela testificou que ali estava um homem que contara tudo o que ela tinha feito, coisas que somente ela mesma sabia. Poderia este homem ser o Cristo? Deixe-me dizer a você: tão logo ela viu o Senhor ela abriu a sua boca. A Bíblia diz: "E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou"  (verso 39). Podemos extrair disto uma coisa: todos tem a necessidade de testificar  de contar a sua própria história. Desde que o Senhor salvou um tão grande pecador como você, pode você fechar a sua boca e não testemunhar? O Salvador me salvou; não posso fazer nada exceto abrir a minha boca e confessá-Lo. Embora eu não possa explicar como, pelo menos eu vejo que este é Deus, este é Cristo, este é o Filho de Deus, este é o Salvador apontado por Deus. Eu também posso ver que sou um pecador salvo pela graça. Tudo o que é requerido de mim é expressar o meu sentimento. Posso não ser capaz de explicar o que aconteceu, mas todos vocês podem ver quão grandemente eu estou mudado. Eu não sei como aconteceu — eu, que anteriormente considerava a mim mesmo um bom homem, hoje me vejo como um pecador. O que eu não considerava como pecado, o Senhor mostrou-me ser pecaminoso. Agora eu sei que tipo de pessoa eu sou. Fiz muitas coisas no passado sem o conhecimento de ninguém; algumas vezes, nem mesmo eu tinha noção do que fazia. Eu pequei grandemente, mas não tinha consciência de estar pecando. Contudo eis aqui um Homem que me disse todas as coisas que já fiz. Ele me contou tanto o que eu não sabia como aquilo que eu sabia. Tenho de confessar que toquei no Salvador, "Este Alguém necessariamente deve ser o Cristo, o qual é o único que salva".
2. Testemunhe Em Casa — O Endemoninhado Em Marcos 5 :1-20 encontramos um homem que estava terrivelmente possuído por um espírito imundo. Ele se cortava com pedras, e nenhum homem tinha forças para contê-lo. Arrebentava as cadeias que o prendiam e quebrava os grilhões em pedaços. Morava nas sepulturas e as pessoas não ousavam passar por tal lugar. O Senhor porém expulsou o espírito imundo daquele homem, que quis então segui-Lo, mas o Senhor lhe disse: "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes  tudo o que e Senhor te fez, e como teve compaixão de ti" (verso 19). Contar  quão grandes coisas o Senhor tem feito por você é testemunhar pelo Senhor. Quando  você  recebe  graça, deve deixar que a sua família, os seus vizinhos e os seus parentes saibam que você  agora é  uma   pessoa   salva. Conte-lhes quão grandes coisas o Senhor tem feito por você e de que forma veio a crer n'Ele. Conte-lhes o  fato e testemunhe fielmente para eles. Assim você irá inflamar outras pessoas e permitir que a salvação do Senhor tenha prosseguimento.
3. Proclame Nas Sinagogas — Saulo "Então permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos; e logo pregava nas sinagogas a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus, e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?" (Atos 9:19b-21). A palavra "logo" é bastante enfática no grego. Portanto a primeira coisa que uma pessoa deve fazer após receber o Senhor é testemunhar por Ele. Tão logo os olhos de Saulo foram curados, ele agarrou a primeira oportunidade de testificar que Jesus é o Filho de Deus. Deixe-me dizer a você: qualquer um que crê no Senhor Jesus deve fazer justamente isso. Pode uma pessoa ser salva e ficar sentada calmamente como se nada tivesse acontecido? Pode crer no Senhor Jesus e não se sentir espantosamente surpreendida? Duvido que alguém possa fazer isto, pois fez uma tremenda descoberta, a mais especial de todas : Jesus de Nazaré é o Filho de Deus! Eu não ficaria nem um pouco surpreso se batesse na porta da casa de seu amigo após a meia-noite. De fato, ele deve subir ao topo da montanha para gritar as novas ou ir até a praia para proclamar que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus! Nenhuma outra descoberta se aproxima de forma alguma da magnitude desta. Mesmo colocando todas as descobertas do mundo juntas, elas ficarão muito aquém desta. De fato, nós descobrimos  o Filho de Deus. Que coisa tremenda!
4. Testemunhe Pessoalmente "Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido a Jesus. Ele achou primeiro ao seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias {que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de Jonas; tu serás chamado Céfas (que quer dizer Pedro). No dia seguinte, resolveu Jesus partir para a Galiléia, e encontrou a Filipe a quem disse: Segue-me. Ora Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, aquele quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José" (João 1:40-45). Nesta quarta passagem, descobrimos como André procurou Simão, e Filipe procurou Natanael. Disto nós aprendemos que depois que cremos no Senhor devemos não somente testemunhar na  cidade, em casa, e nas sinagogas mas também devemos testificar de pessoa para pessoa.
O segredo da felicidade do crente Na vida de cada crente há dois grandes dias, dois dias de especial regozijo. O primeiro dia alegre é o de quando ele crê no Senhor. O segundo dia alegre é o de quando pela primeira vez conduz alguém a Cristo. Para muitos, a alegria de levar uma pessoa ao Senhor pela primeira vez excede até mesmo a alegria da sua própria salvação. Mas muitos crentes não estão alegres, porque eles nunca proferiram uma palavra pelo Senhor nem conduziram uma alma a Cristo. Não permita que esta seja a sua condição ; não se degenere ao ponto de não ter alegria. A Bíblia diz: "e o que ganha almas sábio é" (Provérbios .11:30b),. Os novos crentes devem aprender a levar almas à salvação desde o começo de sua vida cristã. Eles devem aprender a ser sábios para serem usados na igreja de Deus. O entendimento espiritual de alguns crentes nunca foi aberto porque eles não sabem como ganhar almas. Nós não encorajamos as pessoas a pregarem no púlpito, mas nós realmente as persuadimos a salvar almas. Muitos podem pregar mas não conseguem salvar almas. Se você levar as pessoas até elas, não saberão como tratar com essas almas. Somente aqueles que sabem como tratar com almas e  levá-las a Cristo são de utilidade  na igreja. Que os novos crentes aprendam isto desde cedo em sua vida  cristã.
 

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário