sábado, julho 23, 2011

“JACÓ E AS VARAS LISTRADAS”


TEXTO
Gênesis – 30: 27 a 43
27. Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti.
28. E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei.
29. Então lhe disse: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo.
30. Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?
31. E disse ele: Que te darei? Então disse Jacó: Nada me darás. Se me fizeres isto, tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho;
32. Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário.
33. Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto.
34. Então disse Labão: Quem dera seja conforme a tua palavra.
35. E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todos os morenos entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos.
36. E pôs três dias de caminho entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.
37. Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
38. E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
39. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
40.
Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
41. E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
42. Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
43. E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.

Ø  INTRODUÇÃO
Há fatos na bíblia que me intriga, e um deles em especial e a história do terceiro patriarca, Yaacov ou Jacó. Vou lendo as páginas do livro sagrado e vejo um homem diferente de seu pai Ytzak e seu avô Avraham. Ele era simplesmente um homem totalmente espiritual, e agora me deparo com alguém que simplesmente descasca umas varas e põe diante do rebanho e este concebe de acordo com a sugestão  dos riscos nas varas! Alguém vai dizer que foi uma mensagem subliminar e que Jacó desta forma enviava a todo o rebanho, outros dirão que Jacó praticou outra técnica, que de acordo seria também uma sugestão enviada às ovelhas quando essas geravam suas crias, gerando de acordo com o que elas viam nas varas, ou na imagem refletida na água. Ainda tem aqueles que diriam que os antigos acreditavam que o que mãe enxergasse no momento da concepção apareceria refletido nas características dos recém-nascidos.
Eu perguntei ao meu Senhor e algo me veio ao coração e então preguei esta mensagem para um povo que decidiu tomara a atitude de ir à igreja ouvir a palavra de Deus, em uma segunda-feira.
       
ü  QUEM FOI O PROFETA YAACOV OU JACÓ
                Jacó foi o segundo filho de Isaac e Rebeca; foi gêmeo com Esaú e nasceu depois dele, agarrado ao seu calcanhar. Cresceu e tornou-se um homem tranqüilo morando sob tenda, o que agradava muito a sua mãe, também conseguiu adquirir o direito da benção da primogenitura que era de seu irmão Esaú, trocando-o por pão e um cosido de lentilhas. Assim interceptou a benção de Issac, fazendo-se passar por seu irmão Esaú, estimulado por Rebeca. Depois a pedido de sua mãe, Jacó partiu para a casa de seu tio Labão. No caminho em meio ao deserto deitou-se tendo uma pedra como travesseiro e sonhou com uma grande escada que ia do chão ao céu e Deus estava diante dele e diz: “A terra sobre a qual dormiste, eu a dou a ti e à tua descendência. Tua descendência se tornará  numerosa como a poeira do solo; estender-te-ás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul, e todos os clãs da terra serão abençoadas. Tu e a tua descendência. Eu estou contigo e te guardarei em todo lugar aonde fores, e te reconduzirei a esta terra, porque não te abandonarei enquanto não tiver realizado o que te prometi”.
                Jacó acordou do seu sonho e disse: na verdade Yavé está  neste lugar e eu não sabia!". Foi tomado por um temor e disse: "este lugar é terrível! Nada menos que a casa de Deus e a porta do céu!". Levantando-se de madrugada, tomou a pedra que usara por travesseiro, derramou óleo sobre ela e deu àquele lugar o nome de Betel. Então Jacó fez este voto: "se Deus estiver comigo e me guardar no caminho por onde eu for, se me der pão para comer e roupas para vestir, e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então Javé será  o meu Deus e esta pedra que ergui como estela será  uma casa de Deus e de tudo o que me deres eu pagarei fielmente o dizimo."
                Já ouvi muitas vezes pregadores dizendo que o nome Jacó quer dizer enganador, mentiroso, trapaceiro. Fico sempre irritado porque isto é um grande erroheresia, levando pessoas ao engano, e a perder bençãos relacionadas a Yaacov.
Deus de Abraão, de Isaac, e Jacó. Porque tantas vezes o próprio Deus e seus profetas continuavam chamando Jacó de Jacó e não de Israel? Que foi o nome dado por ter lutado com Deus? Porque Yaakov é um nome tão honrado. E comoSe Jacó fosse mesmo trapasseiro, enganador, então seria rasoável dizer que a pronúnicia seria - "Deus e Abraão, Isaque e de mentiroso e trapaceiro? "Deus é Deus de mentirosos, engaqnadores e trapaceiros? Com certeza não!.
Na lingua Hebraica não existe o som de J. O nome real de Jacó é Yaakov, que em hebraico significa “aquele que agarra”. O Nome Yaakov, deriva ,em hebraico da palavra “calcanhar”. Sabemos  que antes de nascer, já lutava com seu irmão, que representava uma nação que não serviria a Deus, pois Esaú deu origem aos Edomitas. O plano de Deus para ele, envolvia um nascimento assim, para que seu caráter refletisse a Deus, e para que seu povo refletisse o seu caráter. Podemos entender que o nome Yaakov (Jacó) significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.

ü  POR QUE VARAS RISCADAS
Jacó era o portador da benção de Deus, ele era alvo de uma poderosa promessa que Deus fizera a seu pai e seu avô. Outro motivo especial para Jacó ter colocado as três varas é o fato de que Jacó teve uma revelação de Deus, acerca de como Deus o abençoaria neste negocio: veja o descrito em Genesis-31.9-13
“Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal. Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim.E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela”.
Jacó teve um sonho que na verdade foi uma revelação e ele viu nesse sonho como seria o seu grande rebanho!
Enquanto alguns vêm Jacó como um sonhador quando separa as varas, eu o vejo acreditando no que lhe foi revelado e expressando isso com atitude, creio que ele fez aquilo não para as ovelhas, mas para si mesmo, ele fala em seu coração: “É desta forma que Deus me revelou, e será desta forma que acontecerá”.
A estratégia poderia ser usado por Labão ou por qualquer outra pessoa, mas não daria certo! Todas as coisas só concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). Por isso vamos aprender com a estratégia que Deus deu a Yaacov.

ü  AS TRÊS VARAS QUE JACÓ PROVIDENCIOU
§                A VARA DE ÁLAMO
Uma planta originária da Europa, Ásia e África. O álamo é uma árvore de porte médio a grande, que chega a alcançar 30mt de altura. É uma espécie de talhe elegante, com tronco ereto e copa mais ou menos densa, de forma oval, colunar ou piramidal, de acordo com a variedade. As folhas são rombóides, simples, alternas, com margens serrilhadas. Sendo uma espécie dióica, apresenta indivíduos machos e fêmeas. As inflorescências são axilares, do tipo espiga, com flores de cor creme-esverdeadas, pequenas, sem importância ornamental, polinizadas através do vento. Os frutos são do tipo cápsula e se abrem revelando as sementes entremeadas em fibras algodonosas.
O álamo é uma árvore muito popular na Europa. Com qualidades ornamentais e crescimento rápido, ele é uma boa opção para o paisagismo em grandes áreas, principalmente quando arranjado em renques ao longo de passeios, criando um belo efeito visual. Suas raízes são bastante agressivas, sendo preconizado que o plantio seja realizado a pelo menos 15 metros de distância de construções ou tubulações subterrâneas.
Rústico, o álamo se adapta bem a solos úmidos e resiste a curtos períodos de estiagem, suporta geada e frio intenso (até -24ºC).

§  A VARA DE AVELEIRA

A aveleira é uma pequena árvore, até 12 metros, de folhagem caduca.  Originária da América do Norte e da Ásia menor, aparece de forma espontânea, sem ser cultivada, no Norte do nosso país, em conjunto com outras árvores, como o carvalho e o padreiro. O seu fruto é uma glande e a sua semente a avelã, muito saborosa e rica em gorduras e apreciada por pequenos mamíferos como o esquilo. Para se desenvolver precisa de um clima suave, sem períodos de seca. Por este fato a aveleira é cultivada em regiões mais frescas e úmidas. A avelã é um fruto seco, popularmente conhecido e apreciado em todos os países e muito consumido, dadas as suas múltiplas aplicações

§  A VARA DE CASTANHEIRA

As castanheiras normalmente atengem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. É originária da península Ibérica, no hemisfério Norte, também é uma das espécies mais altas da Amazônia. Há registros de castanheiras que alcançaram 50m de altura e mais de 5m de diâmetro. Seu tronco é reto e os galhos se concentram na parte mais alta da árvore. A casca é acinzentada e as folhas que ficam acima da copatêm de 20cm a 53cm de comprimento. As castanheiras dependem de um ambiente intocado para sua reprodução. Seuas flores só são polinizadas por alguns tipos de insetos, que são atraídos por orquídeas que vivem perto das árvores de castranha. Se as orquídeas ou os insetos são mortos, as castanheiras não dão frutos. O fruto de castanha leva mais de um ano paa amadurecer e é mais ou menos do tamanho de um côco e pode pesar 2kg. A casca é muito dura e abriga entre 8 a 24 sementes, que são as apreciadas castanhas. Caso não sejam devoradas por roedores as sementes demoram de 12 a 18 meses para germinar. Uma castanheira pode viver cerca de 500 anos.

ü  POR QUE SERÁ QUE JACÓ ESCOLHE O ÁLAMO, A AVELEIRA E A CASTANHEIRA
Agora que você conhece a origem das varas as quais Jacó colocou diante do rebanho de Labão, vejamos o porque dessa estratégia, que eu chamo de ato profético realizado por um homem que tem visões. Agora que você já sabe que tudo isso não foi invenção da cabea de Jacó, vamos entender os segredos da bíblia.

·         O ÁLAMO
Ao escolher uma vara de Álamo, Jacó estava profetizando que seu rebanho seria um rebanho de grande porte assim como a árvore de álamo, e seri também um rebanho belo e vistozo, tantos machos como fêmeas, um rebanho que cresceria como o vento, a lã seria como um algodão, macias e brancas. Seu rebanho teria um crescimento rápido e seria conhecido por todos. As raízes de seu rebanho seria robusta e fortes. Ainda estava profetizando que seu rebanho resistiria a períodos de estiagem, suportando geadas e frio intenso. Pois se você não sabe nos desertos de Israel a temperatura durante o dia pode chegar a mais de 40° graus e durante a noite a temperatura cai a até 3° graus, já imaginou!!

·         A AVELEIRA
                Ao escolher uma vara de aveleira Jacó dá proceguimento ao ato profético que lhe fora revelado por Deus, pois veja bem. A aveleira é uma pequena árvore porém aparece de forma espontânea, isso me mostra que Jacó estava profetizando que suas fêmeas gerariam espontâneamente, e a carne de seu rebanho seria como o fruto da avelã totalmente saboroso rico em proteínas. Sabemos que tudo na ovelha é aproveitado, sua lã, sua carne, seu couro, seus chifres, seu leite, por isso Jacó sem dúvida era um grande profeta que ao receber de Deus uma revelação sou muito bem realiza-la.

·         A CASTANHEIRA
Para finalizar ao escolher uma vara de castanheira o sábio Jacó estava profetizando que seu rebanho seria alto e forte, seus reprodutores seriam os melhores da região como o tronco da castanheira, pois outros criadores pagariam muito para que suas fêmeas fossem cobertas pelos machos do rebanho de Jacó, pois como a castanheira outras plantas vivem em função dela. As crias de seu rebanho seriam fortes como a casca do fruto da castanheira, e estes gerariam outras tantas crias. O rebanho de Jacó viveriam muitos e muitos anos.
               
Ø  CONCLUSÃO
                   Agora eu gostaria de que cada um de vocês percebessem que o Álamo é originário da Ásia, Europa e África, já a Aveleira é originária da Ásia Menor e América do Norte, mas também a Castanheira é originária da Península Ibérica. Agora veja bem, acha que foi fácil para Jacó encontrar as árvores e retirar delas as varas? Realmente você acredita que Jacó tinha no fundo do quintal de Labão justamente as três árvores plantadas? Não! Foi muito difícil para Jacó colocar a riqueza a seu lado, realmente ele teve que tomar não uma, nem duas, mas muitas atitudes para chegar a plenitude do que desejava.
                Tome atitudes em sua vida. Levante-se agora e ouça o que Deus tem falado para você, e se não tem ouvido nada, então eu lhe convido a procurar uma igreja mais perto de você.


FORÇAS DO UNICORNIO


TEXTO
Números ­- 23: 22
22. Deus que os tirou do Egito; as suas forças são como as do unicórnio.
Números - 24: 8
08. Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do unicórnio; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará.

OBS: tradução corrigida e atualizada traz no lugar de unicórnio a nomenclatura boi selvagem, pois o primeiro é mitológico.

Ø  INTRODUÇÃO
Sempre quando leio algo na bíblia vejo que cada vez mais fico apaixonado por ela, pois suas letras me fascinam todos os dias. A bíblia sem sombra de dúvidas é um livro “Especial”, pois vejamos o que ela realmente é. A bíblia é um livro cujo autor se chama Jeová, o escritor se chama Espírito Santo e o assunto central da bíblia de capa a capa é sobre Jesus Cristo.
Então vamos mais uma vez nos alimentar da boa palavra do Senhor, a qual sempre vem para nos dar forças e nos preparar para toda e qualquer batalha.
Esta mensagem muito tocou meu coração e creio fará o mesmo com sua vida, e desde já peço que a divulgue da melhor forma possível, usando seus sites e e-mails, para que assim ela alcance outras vidas pelo mundo.
Estava eu a ler a bíblia e me deparei com o salmo 92, que dentre os 150 salmos escritos 50 deles não tem revelado seus autores e este é um deles. Mas ao chegar no versículo 10 o Espírito Santo me fez parar e fazer uma pergunta: Como pode um livro tão perfeito citar um animal mitológico?. Então fui estudar e buscar conhecimento e sabedoria e assim nasceu esta mensagem.
Abra seu coração e deixe que esta mensagem lhe seja um fortificante espiritual em sua vida, e que Deus o abençoe ricamente.

Ø  CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS
Salmos é o Livro de louvores de Israel. Os Salmos, metade dos quais é atribuída por suas inscrições a Davi, o suave cantor de Israel, em geral procedem da idade áurea de Israel, por volta do ano 1000 a.C. Sem a menor dúvida, alguns foram escritos mais tarde, na época do cativeiro (por exemplo, o Salmo 137).
Cerca da metade dos salmos pode ser classificada como orações de fé proferidas em épocas de angústia. Salmos tão preciosos como os de número 23, 91, 121 e muitos outros, sustentam-nos nos momentos de necessidades mais urgentes. Seria bom que aprendêssemos de cor estes salmos e os repetíssemos com freqüência, a fim de fortalecer-nos com a Palavra quando a hora da provação nos apanha de surpresa. Mais ou menos 40 salmos são dedicados ao tema do louvor. A nota de louvor a Deus deve constituir-se em uma parte da respiração mesma do crente, e salmos tais como os de números 100 e 103 devem figurar com proeminência em nossas devoções.
É difícil fazer uma classificação minuciosa dos salmos, visto como são obras profundamente poéticas, e um salmo pode tratar de assuntos diferentes. Sugerimos, contudo, várias categorias: os salmos do homem justo são representados pelos de números 1, 15, 101. 112 e 133. Seis poderiam denominar-se salmos messiânicos: 2, 21, 45, 72, 110 e 132. Os salmos 32 e 51 são chamados, de modo geral, penitenciais, juntamente com partes dos salmos 38, 130 e 143. Os salmos imprecatórios pedem vingança sobre os inimigos de Deus; são eles: 69, 101, 137 e parte dos salmos 35, 55 e 58. Há, pelo menos, quatro salmos históricos: 78, 81, 105 e 106. Dois ressaltam a revelação: 19 e 119.
Os salmos messiânicos que se referem a Cristo, no Novo Testamento, são: 2, 8, 16, 22, 40, 41, 45, 68, 69, 89, 102, 109, 110 e 118. Alguns destes são tipicamente messiânicos, isto é, escritos a respeito de nossas experiências em geral, mas aplicados a Cristo. Outros são diretamente proféticos. Os salmos 2, 45 e 110 predizem o Rei messiânico. No salmo 45:6, o Messias é Deus; no 110, é ele o Sacerdote, Rei e Senhor de Davi; no salmo 2, é o Filho de Deus que deve ser adorado. Outros salmos fazem referência a seus sofrimentos (22), seu sacrifício (40), sua ressurreição (16:10, 11). No salmo 89, ele é quem completa a aliança davídica em cumprimento das esperanças de Israel.
Segundo os títulos, Davi foi o autor de 73 salmos; Asafe, de 12. Os filhos de Coré, 11; Salomão, 2; Moisés e Etã um cada um. No caso de 50 salmos, não se menciona seu autor. A versão dos Setenta ou Septuaginta acrescenta Ageu e Zacarias como autores de 5 salmos.
Dr. R. Laird Harris, doutor em Filosofia e Letras nos deixou uma tabela de autores e seus salmos, então vejamos:

-TABELA DE SALMOS E AUTORES:
Davi teria escrito os salmos : (3 A 9; 11 a 32; 34 a 41; 51 a 65; 68 a 70; 86; 101; 108 a 110; 122; 124; 131; 133; 138 a 145). Salomão: (72 e 127). Filhos de Coré: (poetas) (42; 44 a 49; 84 e 85; 87 e 88). Asafe:(50; 73 a 83). Etã: (89). Moisés: (90) e Hallel: (113 a 118).

Ø  O UNICÓRNIO
Sem dúvida o unicórnio é um animal mitológico, mas a palavra unicórnio vem do latim e é formada por duas palavras, unus que significa um, e cornu que significa chifre, sendo assim unicórnio é o mesmo que Unus-cornu.
Mas por que este animal aparece na bíblia? Então quero te dizer que durante os anos a bíblia que foi escrita primeiramente em hebraico (Velho testamento) e grego (Novo testamento) sofreu outras influências em sua tradução, pois nos tempos de Jesus não se falava o hebraico, mas sim o Aramaico. Mais tarde o Latim, e posteriormente Martinho Lutero a traduz para o Alemão. Então temos ao todo as línguas: Hebraica, Grega, Aramaica, latim e Alemã, no mínimo que tiveram peso e influencia direta na tradução da bíblia, de modo que não há nada errado na bíblia, mas Deus assim permitiu para que buscássemos mais entendimento e sabedoria em conhecer os mistérios da bíblia.
Mas a quem o salmista estava se referindo ao citar a palavra Unicórnio? Quem teria Somente um chifre na testa? Saiba que quando nossos antepassados bíblicos se referiam a este animal que era chamado de unicórnio eles estavam falando na verdade e se referindo a um animal do qual conhecemos muito bem e pelo nome de RINOCERONTE. Então vamos conhecer o Rinoceronte.

Ø  RINOCERONTE, O VERDADEIRO UNICÓRNIO

                   Existem cindo espécies de animais nas savanas que são chamados de os cinco animais mais temíveis pelo homem, são eles: O Leão, o Elefante, o Leopardo, o Búfalo e o Rinoceronte. Eles tem um instinto muito selvagem pois atacam o homem diferentemente de outros animais seilvagens.

                Rinoceronte é o nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas. Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h. Sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.

                Dentre os cinco animais citados está o citado pelo salmista, o rinoceronte. Existem cinco espécies de rinocerontes (Rinoceronte indiano, Rinoceronte de Java, Rinoceronte branco, Rinoceronte de Sumatra e Rinoceronte Negro) que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras). As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres. Então eu acredito que o salmista estava se referindo a duas primeira espécies.

 

Ø  OS RINOCERONTES DE DEUS NA TERRA

                Somos o povo forte e escolhido por Deus, temos a força do rinoceronte, somos grandes, temos nossos corpos robustos, corremos em direção a água onde passamos grande parte de nosso dia nos curando das picadas dos inimigos que mesmo nos picando não pode nos fazer mal, pois sempre temos a água. Nossa pele é grossa e a flecha não pode ultrapassar, somos herbivoros, pois só nos alimentamos dos verdes pastor do salmo 23, podemos ter nossa visão prejudicada pelo pecado, mas nossos ouvidos estão atentos as palavras do pastor e nossos oufato sensível ao perfume do óleo sagrado.

 

O FIEL AMIGO DO RINOCERONTE

O Rinoceronte é um excelente nadador, o ele passa várias horas dentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça. É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colméias, que o rinoceronte também aprecia.
Esse é aquele que Jesus disse que nos daria, O CONSOLADOR, o Espírito Santo de Deus que nos ajuda, nos tira de nós todo mal, todo carapato do inferno que possam se achegar sobre nossas cabeças e orelhas, e ainda está sempre atento para nos avisar do mal, sendo aquele que nos leva para a casa de Deus onde temos o mel da palavra de Deus.

Ø  CONCLUSÃO
                   Nosso Deus quer ungir seus rinocerontes por isso essa mensagem veio até nós, para que recebamos do alto trono de Deus um azeite novo e fresco, e assim sermos mais fortes e poderosos na face da terra. Veja o que o salmista diz abaixo:

Salmos – 92: 10
10. Mas Tu exaltarás o meu poder, como o do UNICÓRNIO: Serei ungido com óleo fresco.
Deus quer derramar sobre nós um azeite especial (leia a minha mensagem AZEITONAS DE DEUS), e esse azeite vai nos capacitar para continuarmos lutando neste mundo, somos fortes ao extremo, pois a bíblia nos relata que em Cristo somos mais do que vencedores, nEle tudo podemos realizar.
Entregue sua vida a Jesus nesse momento, volte para os caminhos do Senhor agora e viva o melhor de Deus para essa vida. Saiba que somos os unicórnios, que o mundo não conhece que herdaremos as MANSOES CELESTIAIS