terça-feira, março 29, 2011

TENDA ALTAR E POÇO PARTE 3 POÇO

O POÇO E A VIDA DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO

         Quando falamos em poço, necessariamente  pensamos em água, elemento necessário e indispensável para a vida humana. Nós podemos ficar sem alimentação por alguns dias, mas sem água apenas algumas horas. Ainda que algumas pessoas consigam ficar alguns dias sem tomar água, mas na verdade essa pessoa está sempre ingerindo alguma forma de líquido.

I –  O POÇO NA VIDA DO CRISTÃO

         As chuvas na Palestina se concentravam quase que inteiramente nos meses de inverno, eram muita escassas no  verão, pois era um período de poucas chuvas, sendo necessário o armazenamento  de água .
         O armazenamento de água só foi possível quando descobriram como forrar o interior do poço, e isso só aconteceu pouco antes da saída de Israel do Egito sob a liderança de Moisés.

1 – Armazenando  água
         Em nossa vida há períodos de glórias e bênçãos, mas há períodos de dificuldades e lutas, e quando essas coisas ocorrem, só  podemos  vencer se o nosso reservatório espiritual estiver cheio da água viva. Paulo fala de um depósito  em 2 Co 1.12: “......Porque eu sei em quem tenho crido , e estou certo  de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”
         O crente deve  ter seu depósito, em particular, até a vinda do Senhor Jesus.

2         O açude e a vida cristã
Os açudes são grandes poços ou reservatórios a céu  aberto , um deles encontramos em, Is 7.3: “ E disse o Senhor a Isaias : Agora tu e teu filho  Seor-Jasube, sai ao encontro de Acas ao fim do canal do viveiro superior...”. Outra versão diz: arqueduto do açude superior. Esse açude era alimentado com as águas do rio Giom,  que era uma fonte interminante, era ele que alimentava Jerusalém de água desde os tempos mais antigos.
    Cristo é a fonte Giom  que alimenta multidão com seu poder e seu Espírito Santo desde Noé, Abraão, Isaque e Jacó.
Giom – Era uma fonte coberta para proteger-se dos inimigos , pois ela estava localizada fora da cidade. Ficava localizada no vale de cedron, abaixo da colina  chamada Ofel. Essa fonte foi canalizada  e levada a uma sisterna  para dentro das muralhas da cidade. Seu nome em Hebraico significa Irrompimento.

Cristo e Giom – Assim, como a fonte de Giom foi canalizada para dentro da cidade, Cristo a fonte de água viva foi canalizada para nosso interio. Jo 7.37-38 “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crer em mim , como diz as escrituras, rio de água vivas correrão do seu ventre”. Esse rio era o símbolo  do Esprito Santo na vida do crente, quem tem o Espiírito Santo, não terá somente um poço, mas uma fonte que jorra.

Dessa fonte o inimigo não pode tomar
    II Cr 32.2-4 – Esse texto nos mostra que Ezequias viu que Senaqueribe vinha com o rosto formalizado para a guerra, então o rei  Ezequias juntou seu povo e tampou todas as fontes para que Senaqueribe não achasse água. É por isso que o mundo não entende a nossa felicidade, pois a água que jorra em nossa vida  está escondida em Cristo, o manancial de vida eterna. O Inimigo de nossa alma está procurando como secar essa fonte, mas nós a protegemos como fez o rei Ezequias.

Giom a fonte da unção
    A fonte de Giom foi escolhida como  local da unção de Salomão . I Rs 1.33, 38, 45, vamos estudar precisamente V.  33 e 45 “E disse o rei Davi: Toma convosco os servos de vosso senhor, e fazei subir o meu filho Salomão na mula que é minha, e fazei- o descer a Giom. ... E o ungiram em Giom, e dali subiram alegre.
    Quanto mais junto a fonte mais unção recebemos, mais poder e mais graça, porque estamos armazenando e enchendo o poço que o nosso coração da unção e do poder de Deus.

3         – Jacó e o poço
Jacó conhecia a necessidade da presença do poço por onde ia, por isso, por isso nós vemos o poço sempre presente na vida dele. O altar  e o poço, ele sempre trazia com sigo em suas jornadas, seguindo o exemplo de Abraão.Em Jo. 4 nós encontramos a fonte de Jacó e a mulher samaritana, e no v. 12 a mulher replica a Jesus “És tu maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele  próprio dele, e os seus filhos e seu gado?”. Jacó precisou  cavar o poço, mas Jesus era a fonte aberta desde os Olam  de Deus, e permanece para quem quer que seja  que dele queira beber. Jacó tinha o poço, mas Jesus é a fonte, e isso só me basta, pois nele eu me sacio a minha vida e nEle eu sacio a minha vida e me encho, por isso vencemos.

II -  REABRINDO  POÇOS
         Como estudamos  que poços são, em grande parte, reservatórios de fundos forrados, ou algum açude para guardar água, logo então, era preciso estar sempre aberto para receber água das chuvas, ou canalizadas. Isso constitui um beloo exemplo para nós que precisamos estar com o nosso coração sempre acessivo à voz de Deus para sermos cheio da Sua graça. Mas tem alguém interessado em fechar o poço  da nossa vida para que a palavra de Deus não penetre e nos de força  que jorra para vida eterna.

1 – Isaque e os poços entulhados
         Estudamos que Abraão foi um homem  que teve tenda, altar e poço, porém alguns dos poço abertos  foram, entulhados  com terra e lixo pelos fislisteus. Isaque entendendo a necessidade  de água, tomou a tarefa de reabrir  os poços nas regiões  de Gerar que em Hb significa lugar de pernoite, porém, Isaque encontrou dificuldade, pois os filisteus era os principal  povo desta região. Aliás, Gerar  foi a sede do primeiro reino filisteu que conhecemos  e ficava entre os desertos de Sur   e Cades, terra muito fértil e bem regada. Isso tem muito haver como a nossa vida cristã. Se uma região  sendo bem regada ela se torna fértil e próspera, assim é a nossa vida  que regada pela chuva do  Esprito Santo se torna uma vida frutífera  e próspera. Geralmente as terras bem regadas guardam umidade no subsolo, fazendo com que, a vegetação se torne leguminosa e verde, assim é a nossa vida regada pela chuva do Espirito Santo.

a-     Eseque
Nome de um poço que foi reaberto pelos servos de Isaque, cujo nome em Hb significa contenda, (Gn 26.20). A contenda tem fechado muitas vidas  para não receber a palavra de Deus e Sua  unção. Quando esse poço é fechado até o  seu nome sai da história, como é caso de Eseque que é desconhecido a sua localização, por causa da contenda  entre os filisteu  e os servos de Isaque. Desta maneira não é possível dar prosseguimento e tomar da água cristalina da região de Gerar. Na igreja a contenda tem fechado corações e levado o óbito vidas preciosas. Eliminamos de nosso meio a contenda, ou ela nos eliminará do corpo de Cristo.

b-    Sitni
Esse é o nome do segundo poço reaberto pelos servos de Isaque que também tem o mesmo significado, ou seja, briga, contenda e porfia.

c- Reobote
         Na Septuaginta se escreve  Euryxória que significa lugar amplo, e Isaque disse: “Agora nos deu lugar o Senhor”.  Esse foi o poço da vitória. Interessante  observar  que nos poços anteriores Isaque  mantém-se calado, apenas prosseguindo na busca  de reabrir o poço e não sossegou enquanto não encontro lugar. Essa lição precisamos aprender, que não devemos desanimar  frente às lutas e provações, dificuldades e calunias, pois breve o Senhor nos dará lugar e seremos vitoriosos. Ainda que o inimigo tenha procurado fechar alguns poços de nossas vidas, mas como Isaque, prossigamos em reabrir o poço da vitória.





CONCLUSÃO

         Como bons cristãos devemos ter em mente  a vida desses patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, que frente às grandes  dificuldades nunca desanimaram, venceram e saíram vitoriosos. Cavavam poços, armavam tendas e levantavam altares. Que Deus nos ajude a assim prosseguirmos e seremos vencedores como eles.
         Neste momento que estou finalizando esta apostila, escrevo com grande convicção que Deus nos dará uma grandiosa vitória, pois escrevo num momento muito crítico de minha vida e de meu ministério quando as lutas, as calunias e as falsidades abateram, mas  confiante estou, cavando o terceiro poço: Reobote, Euryxória, porque o Senhor nos dará vitória. Amém e amém.

TENDA ,POÇO E ALTAR PARTE 2 ALTAR

I – ESTUDANDO O ALTAR

1.1  – Definição
Lugar de entrar em contato com o poder divino, lugar onde se manifesta a presença de Deus. Do Latim  Altus , que significa estrutura elevada, que conforme costume pagão, presumivelmente chamava a atenção do poder invocado.

A – Os altares pagãos
         Eram de muitos tipos. Na idade do bronze antigo ele era construído de pedra arrumada, uma ligada a outra, já na idade do bronze moderno alguns altares tinham forma retangular, feitos de tijolos ou pedras acimentados de argila. Eram de vários tamanhos, uns em grandes estruturas e outros bem pequenos, como por exemplo: Pequenos montinhos de pedra  que serviam de altar para os pagãos .

B – Os altares Semitas
         Os semitas eram povos descendentes de Sem. Como exemplo temos o altar de Abraão  em Siquem Gn. (12.07), o de Isaque em Berseba Gn. 26.15, o de Jacó em Siquem (Gn 32.22), de Moisés em Refedim (Ex 17.15). Todos esses altares tinham a forma acima. Porém na cultura semita eles tinham o propósito sacrificial, mesmo que não exclusivamente. Muitos desses altares eram feitos de rocha  natural, com canais para escorrer o sangue dos animais sacrificados, ou eram, apenas, montes de terra ou rocha com valetas ao redor, para que o sangue derramado sobre o altar  escorresse, e esse ritual era atribuído ao poder da divindade, ou seja: O sangue derramado sobre o altar estava correndo com poder da divindade, sendo em  vários ritos de purificação e para se buscar poder.

C – O Altar do Tabernáculo no Antigo Testamento
         O Altar teve grande influência na vida do povo de Israel, haja visto que o templo era o centro da adoração desse povo. Encontramos no tabernáculo dois altares de grande significado. O primeiro ficava na metade oriental do átrio (pátio) e era de bronze. Dizem os entendidos que tinha influência do povo esse altar; esse altar era o altar do holocausto. O segundo altar era menor e chamado de altar do incenso, símbolo da nossas orações.
         Podemos encontrar outro altare no templo de Salomão, sendo ele  era uma réplica do grande altar do tabernáculo. Esse altar de Salomão durou por quase três séculos, porém Acaz em aproximadamente 735-717 a.C. removeu esse altar para o lado norte e colocando outro em seu lugar

II – O ALTAR E O EVANGÉLHO DA GRAÇA

2.1 – O Altar e a Graça
         Com a morte de Cristo na cruz o véu foi rasgado e a fé do Novo Testamento iliminou o judaísmo suntuoso e complexo, ficando o ritual da velha aliança como sombra e símbolo para a dispensassão da graça.

A – Símbolo do Altar
         Ele é o símbolo do lugar  onde podemos nos aproximar de Deus mediante sacrifício e oração. Lugar onde Deus vem ao encontro de nossas necessidade espirituais e humanas, logo podemos entender que o altar é o lugar de comunicação entre Deus e o homem, é onde o fraco encontra força  e poder.
         Nós vemos na vida de Abraão, desde a sua saída de Ur dos Caldeus em Gn. 12, que em todos lugares ele amava a tenda  e o altar, lembrando que  o altar era o símbolo da comunicação e comunhão com Deus, no obstante não vemos Abraão levantar altar quando estava no Egito, e muito menos cavar um poço que também possuía uma  representação.

2.1 – Jacó e o altar
         O nome de Jacó significa enganador, suplantador. Como  pode um homem com tal nome levantar um altar? Na verdade ele só conseguiu levantar um altar após a mudança de seu nome no vau de Jaboque.
         Quando Jacó fugiu da face de seu irmão Esau, ele chegou até Betel (Gn. 28) onde ele teve um sonho ou visão de Deus, e em Gn 28.18 Jacó levanta de madrugada e toma a pedra que tinha posto por sua cabeceira e faz dela uma coluna, ou seja levanta uma coluna e derrama azeite sobre ela. Notemos que até então Jacó não tinha altar, mas apenas uma coluna, que pode significar marco ou separação. Deus colocou um  marco na vida de Jacó e o separou da vida antiga para uma nova vida, uma nova caminhada que poderia ter mudado todo o caráter dele naquele momento. Mas Jacó continua a sua vida  e nada mudou, suas trapaças, seu jeitinho enganador, pois ele não tinha levantado o altar da verdadeira renovação e comunhão com Deus. Deus tinha feito uma promessa a Jacó, mas ele só seria realmente abençoado depois que levantasse o altar. Ainda que Jacó prosperou na terra de Padã-Arã, mas na realidade, ele ainda não estava de posse da
verdadeira benção.



2.2 – Levantando o Altar
         Tudo parecia bem na vida de Jacó, mas chegou o momento de acertar-se com Deus. Ele tinha saudade do lar, do irmão, era preciso uma reconciliação, e como isso aconteceria? Somente através uma intervenção divina  na vida de Jacó.  Ele agora toma a decisão de voltar. No vau de Jaboque conforme registra Gn 2.23-29,Jacó luta com um anjo, declara seu nome, e logo então este é mudado para Israel, que significa campeão com Deus. Após esse encontro ele ruma para encontrar com seu irmão Esaú, e vai para Siquem. Em seguida levanta o altar (Gn 33.20). Levantou o altar e chamou –lhe Deus, Deus de Israel. Logo em seguido Deus manda Jacó  a Betel e levanta o altar. Só pode fazer confissão genuína quem tem altar.

A – O primeiro Altar (Gn 33.20)
         Chegando em Siquém, Jacó compra parte de um campo  das mãos dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. Logo podemos chamar esse altar de Altar da reconciliação, tanto consigo mesmo, como com Deus. Duas coisas Jacó fez prioritariamente em Sucote e Siquem: Em Sucote edificou  a casa  que corresponde a tenda, que já estudamos anteriormente, e em Siquém ele compra parte de um campo e levanta o altar. Ele entendeu que apenas com a tenda ele não poderia prosseguir no crescimento espiritual.

B – O Segundo Altar
         Esse altar podemos chamar de: Altar da comunhão, santificação e perfeição. Em Gn 35.1: “Depois disse Deus a Jacó”. Isso implica em dizer que Deus estava restabelecendo a comunhão  com Jacó .
1º - Deus voltou a se comunicar com Jacó
2º - Deus lembrou de Jacó Gn  35.1 “O Deus que te apareceu quando fugiste da face de Esaú, teuirmão”. Deus fez questão de referir “teu irmão”..

Jacó é santificado.
         Após Jacó restabelecer a comunhão com Deus, ele começou o processo  de santificação e purificação.
a- Tirai os deuses estranhos  - Gn 35.21
b- Purificai-vos - Gn 35.2b
c- Mudai as vossas vestes
d- Levantemos e subamos a Betel - Gn 35.1
e- Ali farei um altar ao Deus que me respondeu  - Gn 35.3
         Logo então, todos são purificados da idolatria: “Levantou o altar e chamou aquele lugar El-Betel”.
El – Em Hb quer dizer: poder, força. Essa palavra é congênito do termo assírio Ilu ou Il, que significa deus.
Betel – Em Hb quer dizer: Casa de Deus.
Não confundir Bete, que no Hb é Casa, esse Bete corresponde a segunda letra do alfabeto hebraico.
El-Betel – Quer dizer “Deus da Casa de Deus”. Traduzido para o nosso portugues ficaria mais ou menos assim: Jacó levanta um altar a Deus, na casa de Deus, que se refere a restauração, a comunhão,  a santificação e a purificação. Quando o crente tem esse altar na sua vida, ele se torna uma benção a Deus, na casa de Deus.

C – Onde se localiza o altar em nossa vida
         Hoje esse altar está relacionado com o coração do homem  que é centro da sua vida. Não podemos deixar que o nosso coração se torne o trono de Satanás, ou altar de Satanás, conforme ele fez em Pérgamo (Ap 2.13).
         Sigamos o sábio conselho: “De tudo que temos que guardar, devemos guardar o nosso coração, pois dele é as saída das vidas”.  Quem tem altar tem vida, tem comunhão e santificação.

CONCLUSÃO
Que  cada um de nós possamos conservar o nosso altar sempre ordem, e que cada pedra possa permanecer em seu devido lugar e pronto para  receber o sacrifício diário que é o nosso culto racional.

TENDA ,ALTAR E O POÇO DEUS TEM PRA VOCE PARTE 1

2010-08-29 12:54

Texto

Ex  12. 01 – 09


INTRODUÇÃO


Todo cristão deve ter em sua vida espiritual as três marcas que qualificam o chamado da salvação. Nunca deve faltar em nossas vidas, a Tenda, o Altar e o Poço. Nós iremos estudar passo a passo  essas  três coisas de grande importância  para nossas vidas.
Vejamos que na vida de Abrão  (Abraão) não faltou esses elementos quando ele mantinha  estreita comunhão com Deus, somente no Egito nós vemos Abraão, sem Tenda, sem Altar e sem Poço. São palavras que pararecem simples, mas que tem grande significado, tanto como nomes históricos como espiritual.

I – A TENDA E AS VIAGENS DE ABRAÃO

1 – O chamado de Abraão
Quando Deus chama Abrão  para uma terra desconhecida à vista de dele, ele não discute com Deus, mas simplesmente toma a iniciativa de viajar (EX. 12 ).
Com a idade de setenta e cinco anos, Abrão parte em direção de Deus em busca da terra da terra prometida. Andou pelas terras de Canaã até ao lugar chamado  Siquém. Ex 12.06
Siquém – Em Hb significa  ombro. Esse lugar nos retrata um ombro amigo, para nos sustentar nas horas de grandes  dificuldades, um ombro que carrega as nossas dores e as nossas enfermidades. Siquém  nos revela a pessoa amada de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, descrito pelos profetas, principalmente em Isais 53.4-5.
         Abrão saiu a procura de um lugar onde estivesse o ombro amigo. É claro que Abrão conhecia o significado dessa palavra, e preferiu, então, ficar em Siquém, do que rumar para um lugar sem valor significativo.
         Outros lugare interessantes para conhecermos é o Carvalhos de Moré,. O que este representava para Abrão? Se Siquém revelava um ombro amigo, Carvalhos de Maré não era diferente. Vejamos:
Carvalhos: Alguns eruditos creêm que se trata de uma árvore especialmente sagrada, vinculada à adivinhações; parte de um antigo santuário cananeu, podemos ver isso com clareza no livro de Jz 9.37. Onde lemos:
Carvalho de Meonenim – Versão revista Corrigida de João Ferreira de Almeida. Meonenim: é palavra hebraica que significa Augures, derivado da palavra Hb canan (Agir, encobertado), referindo-se à prática da mágia. Porém temos a  contraversão de alguns eruditos que afirmam que tal Carvalho era um Marco geográfico,  e no caso de Abrão, não se tratava de idolatria, mas de uma referência. No entanto, precisamos entender que  a tradição afirma que debaixo de árvores e entre florestas  de carvalhos, os antigos idólatras  se reuniam afim de praticar artes mágicas. Então, eis aá uma advertência para os que gostam de orar no monte na floresta e no meio  da noite.
         Vamos conhecer agora um pouco sobre Moré,  o que esse lugar significa.
 Moré – Em Hb – Moreh -   significa Mestre. Abrão que recém recebera o chamado divino, necessitava de orientação divina. Não que o lugar pudesse inspirar alguma coisa, mas era um ponto de referência, pois, sempre os  nomes no antigo testamento estavam associados a acontecimentos e significados marcantes. Moré podia significar para Abrão um lugar para se obter direção, mas o que aprendemos é que esse lugares, tanto o Carvalho, como  o Maré não influenciaram  a vida de fé de Abrão. Mas vemos sempre o altar  sendo levantado como sinal de comunhão com Deus.
Tenda sendo armada como sinal de  abrigo e proteção, e o poço como símbolo  de vida, presença marcante do Espírito Santo na vida do  servo do Senhor que tinha em mente uma promessa

II A TENDA E SEUS VALOR

 1 - Tenda - Em Hb Ohel  - em Gr é Skené
         A Tenda era uma habitação temporária, feita de um tecido forte, com pêlos de cabra em vários formatos, cônicas, ovais, oblongas. Esse tipo de residência era muito usado pelos beduínos dos Árabes  e nômades do deserto  árabia, da Síria e do norte da África.
         A tenda na vida de Abrão representava expressão de genuína fé e de esperança, par um homem que não andava por vista mas unicamente por fé. Ele saiu do meio de sua parentela sem saber para onde ia somente habitando em tendas.
         Abrão esperava alcança  a cidade que tem fundamentos, do qual o artifíce e construtor é Deus ( Hb 11.10), mas até chegar lá Abrão peregrinava na terra, para nos deixar um exemplo de que não temos aqui morada permanente.
         A igreja, hoje, vive em tendas de esperança, sabendo que a sua morada é celestial, a nova Canaã onde,  logo chegaremos.
         No Antigo Testamento, em especial durante a  peregrinação do povo de Israel no  deserto, a tenda era o tabernáculo, centro de adoração a Deus. Em Ex.29.44-45: “Santificai a tenda da congregação  e o altar,  também santificai a Arão e seus filhos, para que me administre o sacerdócio. E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei por Deus. Feliz é o homem que tem a sua tenda santificada”.
         Cremos que a tenda de Abraão era semelhante as demais; móvel, podia ser transportada por um camelo juntamente com as mobílias, mas uma coisa ela tinha de diferente: era santificada.
         Veja que expressão de profundo significado espiritual: Nr 24.5Que boa são as tuas tendas, ó Jaco! Que boa as tuas moradas, ó Israel!
         Outra linda expressão:  Pv 14.11 “A casa dos ímpios de desfará, mas a tenda do reto florescerá. Sabe o que significa esse florescerá? É o  mesmo que dizer: Será próspera, terá graça, terá a unção do Espirito Santo, pode significar o Espirito Santo ornamentando a nossa habitação. Óh  Maravilhas de Deus. Aleluia!!!
         A  tenda não podia estar apenas estendida, era preciso esticar com estacas e cordas para resistir aos ventos. Jô, numa declaração de lamento lembrado do seu primeiro estado: Jó 29.4 “Como era nos dias da minha mocidade, quando o segredo de Deus estava sobre a minha  tenda”. Jó lembrava da comunhão que ele tinha com Deus, e faz menção: “quando o segredo de Deus estava sobre a minha tenda”.
         A Tenda de Abrão continha o segredo de Deus, que talvez nem mesmo Abrão ainda sabia. Tinha o segredo que acompanhava a promessa, Segredos que revelavam gozo, paz, mas, quem sabe alguns lhe trariam dor  como por exemplo, a despedida de Ismael e Agar, e o pedido da vida  Isaque em sacrifício a Deus Jeová. Mas quando temos nossa tenda armada junto a Siquém, temos um braço amigo para nos auxiliar. Quando a tenda está armada em Moré, temos um mestre para nos guiar. Quando  a tenda está armada junto ao Carvalho, temos um lugar geográfico para nos localizar. Quando a nossa tenda está armada em Siquém junto ao Carvalho de Moré, temos limites com o mundo, mantemos separação entre o que é santo e o que é profano. Onde armaste a sua tenda? 
         Infelizmente, muitos já não tem sua mais Tenda, possui a penas cabana, que não é a mesma coisa que tenda. Cabana é um casebre de palha, uma choça, enquanto tenda é uma habitação desmontável, digo porém,nquantoc braço amigo para nóte;  que já está na hora de mudar da cabaana  para tenda.
Outros estão com suas tendas derribadas, o vento das lutas e perseguições sopraram, e ela não estavam bem ficada na rocha que é Cristo Jesus, e então desabou. Veja o que Amós fala  a respeito a isso:  Am 9.11  Naquele dia, tornarei a levantar a tenda de Davi, que caiu,  e taparei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e edificarei como nos dias da antigüidade”. Essa é uma referência ao tabernáculo, mas como ele estava em ruínas,  Deus afirmou que iria levantar, assim Deus poderá fazer com a tenda da vida daquele que a deixou desmoronar.


O ALTAR

Existem diversas referências ao  altar, sendo bastante bastantes genéricas , as questões são as mais varias sobre a forma física, ou seja sobre o  altar construído visivelmente. Porém, o que vamos destacar em  nosso estudo é a forma do altar para adoração e santificação a Deus, e não quanto a morfologia da palavra ( classificação da palavra)

quinta-feira, março 17, 2011

BUSCANDO SANTIDADE

Efésios- 6:15 – E calçar os pés na preparação do evangelho da paz,
Calçar os pés… colocar proteção nos pés para poder andar nos caminhos tortuosos aqui nesta terra. Dar proteção, guardar, ser orientado como andar com segurança.
Há pessoas, que não reverencia a Deus, na obediência, com temor. Profetizam aquilo que Deus não falou, nem são fiéis para com a Sua Palavra, dizem somente coisas agradáveis à carne, exige somente o mínimo de moralidade e ficam satisfeitas, não querem desviar dos caminhos tortuosos e voltar à fidelidade e santidade.
Há profetas e sacerdotes que tranqüilizam a nação com falsas seguranças, sem arrependimento sincero e o firme compromisso de obediência para com a Palavra de DEUS.
Não querem voltar ao caminho no poder do Espírito Santo e na fidelidade e retidão, em proclamar o Evangelho puro de Cristo.
Dedicar-se a uma vida de conformidade com a sã doutrina.
Atos- 7: 50,51,52 – Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais!
A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas.
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
Apresentam-se a Deus com falsa Teologia vivendo desobediente à Palavra de Deus, julgando-se seguras no sangue de Cristo, confiando em falsas doutrinas, enganando a si mesmas, vivendo uma vida de pecados ocultos.
Mateus- 21: 13 -E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. (Marcos- 11: 17,18; Lucas- 19:46).
Calçar os pés…Aprender com Cristo a se desviar do mal, e se preparar para caminhar num caminho de paz. Arrepender-se, voltar para Deus e deixar o mundo de pecado. Se preparar para uma vida de retidão e santificação conhecendo o Mestre e aprendendo com Ele.
Jesus Cristo é o “Caminho”, não podemos pegar atalhos, para  não nos desviarmos do Caminho Verdadeiro.
Calçar a proteção nos pés…”Sandálias” para não cairmos em falsas doutrinas que nos levam a caminhos diferentes, fora do padrão de Jesus Cristo, atalhos perigosos que desvia-nos de Deus.
Quando arrependemos do pecado com sinceridade, devemos nos santificarmos e purificarmos no sangue de Cristo. Beber, comer, alimentar-se da “Palavra do Seu Evangelho” aprender com o Grande Mestre.
Uma ilustração de Cristo:
Mateus- 11: 29,30 – Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
JUGO- “1- Peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima ao pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro.
“2- Figura da escravidão e da opressão (1Reis- 12:4); ao contrário do “”jugo”" pesado da lei (Gálatas- 5:1), o jugo de JESUS é fácil de suportar (Mateus- 11:29,30). No Novo Testamento, claramente expressado pelo apóstolo Paulo proibindo assim o jugo desigual com os incrédulos (2Coríntios- 6:14).”
Quem já morou e viveu na roça sabe o que é ensinar um boi novo aprender a arar a terra sem estragar a plantação. Coloca-se o boi aprendiz junto com um boi velho de trabalho -“mestre”. Usa-se uma canga “jugo” para unir os dois. O boi novo será conduzido a caminhos retos  sem desviar, nem para a direita e nem para a esquerda, para não estragar a plantação de seu dono, até  que seja igual ao boi mestre. Isto é “proteção aos pés” para não entrar em caminhos estranhos. (falsas doutrinas).

SANTIDADE PARTE 4

A santidade de Deus é o modelo que temos para a nossa vida. A Bíblia diz em 1 Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.” 

A santidade de Deus não tolera o pecado. A Bíblia diz em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”

Santidade é um dom da graça de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 19:5-6 “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais santidade adquirimos. A Bíblia diz em João 17:17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”


Naturezas da Santificação:


Quando se diz "Santo", devemos considerar os seguintes sentidos:

1 – SEPARAÇÃO do terreno, do humano, ou do mundo para Deus. A pessoa ou algum objeto Santo, então, é considerado separado para uso santo no serviço do Senhor.

2 – DEDICAÇÃO que é requerida para culto de adoração a Deus. Uma pessoa ou um objeto Dedicado é santo, pois passou a ser propriedade exclusiva do Senhor.

3 – CONSAGRADO um homem é consagrado a Deus, no sentido de viver de modo justo (isto é, justificado pelo sangue de Jesus derramado na cruz).

4 – SANTO (PURO) "mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (I Pe 1.15).
Assim, a santificação inclui a remoção de qualquer mancha ou sujeira que seja contrária à santidade da natureza divina.

SANTIDADE DE DEUS EM NOS PARTE 3

A Santidade de Deus
"Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6:3). Com estas palavras, os serafins louvaram a Deus por sua perfeita santidade. 800 anos depois, João viu, numa visão semelhante, os quatro seres viventes proclamando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 4:8). Talvez a única outra característica de Deus que tem a mesma importância de sua santidade seja seu amor (1 João 4:8). De Gênesis ao Apocalipse, as Escrituras enfatizam a santidade de Deus. É um aspecto de sua natureza que nós devemos estudar muito e freqüentemente.
O significado da palavra "santo"
Santo quer dizer "separado". Deus é separado de nós em dois sentidos. Primeiro, ele é o Criador e nós somos suas criaturas. Ana louvou o Deus único, porque "É o que tira a vida e a dá" (1 Samuel 2:2,6). Esta diferença excede nossa imaginação. Como Criador, ele está acima de todos os povos (Salmo 99:1-3). Isaías fala da grandeza de Deus em relação à criação. Ele é "o eterno Deus, o SENHOR, o Criador..." (Isaías 40:28). No mesmo capítulo, Deus desafia suas criaturas com estas palavras: "A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? -- diz o Santo" (Isaías 40:25). A conclusão importante de Isaías é que as criaturas não são nada em comparação com o Criador: "Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto. Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. Com que comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?" (Isaías 40:15-18). Deus é separado de nós porque ele nos criou do nada.

O segundo sentido em que Deus é santo trata de sua relação com o pecado. Ele é puro e certo, acima de todo pecado e toda maldade. Por esse motivo, ele é separado dos homens pecadores. "Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao S
ENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem" (Josué 24:19-20). Deus é separado de nós porque ele nos criou com livre arbítrio, e nós decidimos pecar. Deus nos convida a ser santos, livres do pecado, pela graça e pelo amor dele (1 Pedro 1:15-16).
Deus é Santo
Asantidade é uma qualidade central de Deus. Ele não apenas decide o que é  certo; ele mesmo é certo! Por exemplo, é impossível que Deus minta   (Hebreus 6:18). Eliú entendeu esse fato quando disse: "...longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustiça" (Jó 34:10).

Deus ama a justiça. Salmo 24 mostra que Deus aceita os puros e justos. Pela santa natureza dele, não há outra possibilidade. "Porque a palavra do S
ENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel. Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR" (Salmo 33:4-5). Da mesma forma que ele ama os justos, ele rejeita a iniqüidade e os malfeitores. As palavras de Salmo 5:4-5 são claras e até duras: "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniqüidade." Quando Habacuque procurou entender os atos de Deus, ele baseou sua pergunta na justiça de Deus: "Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar..." (Habacuque 1:13).

Porque Deus é santo, ele usa linguagem revoltante para descrever o pecado. Ele diz que idolatria é "coisa abominável que aborreço" (Jeremias 44:4). Ele compara o pecado ao lamaçal no qual a porca se revolve e ao vômito que o cachorro lambe (2 Pedro 2:22). Nas Escrituras, não se pode separar o pecado da morte e da corrupção de decomposição que associamos com a morte. Se tais imagens nos enjoam, é porque o pecado é nojento para Deus.
A santidade de Deus é revelada na palavra dele
O homem aprende discernir entre o bem e o mal através da revelação de Deus (Isaías 1:16-17; 2:3). Nas Escrituras, o Espírito Santo tem revelado para nós as coisas de Deus para que possamos desenvolver a mente de Cristo (1 Coríntios 2:10-16). É importantíssimo entender que a desobediência a qualquer mandamento que Deus tem nos dado é ofensa contra a própria pessoa dele. Pense nesse fato na próxima ocasião que você enfrenta a tentação de deixar de lado algum mandamento do Senhor, dizendo que "Deus não se importa com isso". Ele se importou em falar. Ele se importou em mandar seu Filho para ensinar e para morrer. Ele se importou em enviar os apóstolos ao mundo.

O pecado é desobediência da vontade de Deus (Salmo 51:4; 1 João 3:4). Qualquer pecado, o menor que seja nas opiniões dos homens, é traição e ingratidão em relação ao nosso Criador. Jesus disse que o amor a ele exige obediência aos seus mandamentos (João 14:15). O Pai havia falado a mesma coisa quase 1500 anos antes (Êxodo 20:6).
A santidade de Deus é revelada na ira dele
Encontramos nas Escrituras diversas ocasiões em que Deus mostrou sua ira contra pecadores. Considere alguns exemplos. "Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do S
ENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel. Por isso, se acende a ira do SENHOR contra o seu povo, povo contra o qual estende a mão e o fere, de modo que tremem os montes e os seus cadáveres são como monturo no meio das ruas. Com tudo isto não se aplaca a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão." (Isaías 5:24-25). Na mesma época, Deus explicou o castigo do povo desobediente: "O SENHOR advertiu a Israel e a Judá por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai_vos dos vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a Lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus servos, os profetas.... e venderam_se para fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocarem à ira. Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e o afastou da sua presença; e nada mais ficou, senão a tribo de Judá" (2 Reis 17:13,17-18). Estas conseqüências do pecado foram previstas por Samuel no início do reino de Israel, 300 anos antes de Isaías. Samuel disse: "Se, porém, não derdes ouvidos à voz do SENHOR, mas, antes, fordes rebeldes ao seu mandado, a mão do SENHOR será contra vós outros, como o foi contra vossos pais" (1 Samuel 12:15).

Às vezes, pessoas descartam tais exemplos da ira de Deus, sugerindo que o Deus do Velho Testamento é diferente do que o do Novo Testamento. Enquanto a aliança realmente mudou, o Deus que nos governa é o mesmo. A santidade dele não diminuiu, e ele continua rejeitando pecado e pecadores. O Novo Testamento nos assegura que Deus ainda responde ao pecado com ira. Romanos 11:22 diz: "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado." O livro de Hebreus diz que Deus é até mais severo hoje do que na época da antiga aliança (Hebreus 2:2-3). Depois, ele reafirma este fato: "Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:28-31). A ira de Deus é inseparável de sua santidade. Se Deus aceitasse o pecado, ele não seria santo.
Lições e aplicações práticas
Quando meditamos sobre a santidade de Deus, ficamos mais fortes e mais determinados a viver livres do pecado. Considere três aplicações que devemos fazer no nosso dia-a-dia.
Œ Precisamos entender melhor a gravidade do pecado. Não é brincadeira. Não é pequena coisa. Não existe "pecadinho". Nós precisamos aprender como detestar o pecado com o mesmo zelo que Deus demonstra (veja Números 25:6-8,11; Jeremias 48:10).
 Devemos valorizar mais o amor profundo de Deus em nos salvar do pecado, e viver como povo grato (Tito 2:11-14; 3:4-7).
Ž As pessoas já salvas naturalmente sentirão o desejo de compartilhar as boas novas com outras pessoas (Romanos 9:1-3; 10:1). Este importante trabalho não será feito por grandes projetos humanos nem à base de obrigação. A pessoa que medita todos os dias na santidade de Deus, que agradece pela graça de Deus na sua própria vida, que aprende odiar o pecado como o Santo Deus o odeia, vai evangelizar sem ninguém pedir. Se você não sente a vontade de ensinar outros, é porque você não valoriza a santidade de Deus, e não acredita na profundidade do pecado do homem.
Nosso desafio
Nós fomos criados à imagem do Santo Deus, e desafiados a imitar o caráter dele. Tanto no Velho Testamento (veja Levítico 11:45) como nos dias de hoje, a santidade é o alvo de todos os servos de Deus. Paulo nos encoraja: "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo_nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2 Coríntios 7:1).

SANTIDADE O CHAMADO PARTE 2

O Chamado à Santidade
(I Pedro 1.15,16)
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.
Hoje em dia não é muito comum ouvirmos sermões sobre santidade. Este assunto tem ficado um pouco na prateleira de alguns líderes e de algumas Igrejas. Falar sobre santidade requer uma mudança de atitude, tanto de quem fala quanto dos que ouvem.
Deus é uma pessoa (Ele não é uma energia) e possui qualidades, atributos que expressam o seu ser: Bondade, amor, retidão, conhecimento, sabedoria, justiça, santidade e tantos outros. Logo, para entendermos o que é ser santo, devemos olhar para a fonte de toda santidade, Deus. O texto nos ensina que Deus é Santo (Sede santos, porque eu sou santo).
A palavra santo no A.T é de origem hebraica (qadosh) – qualidade daquilo que está intimamente ligado ao sagrado ou que foi admitido no âmbito do sagrado por meio de rito divino ou de ato público de culto. Tem a conotação daquilo que é distinto do que é comum ou profano tem a ver com o sagrado de Deus.
A palavra santo no N.T é de origem grega (hagios) – O conceito neotestamentário da santidade é mais bem entendido na pessoa do Espírito Santo. A esfera apropriada daquilo que é santo no N.T não é ritual, mas, sim, a profética. O sagrado já não pertence a coisas, a lugares ou ritos, mas, sim, às manifestações da vida que o Espírito produz.
A verdade é que Deus nos chama a santidade e se coloca como o padrão a ser seguido. Mas como entender e obedecer este chamado a santidade?
Ser santo como o Senhor é santo requer a aplicação espiritual dos conceitos veterotestamentário (A.T). Como assim? Quando lemos I Pe 1.15,16 devemos entender que o Apostolo Pedro estava se referindo a uma ordenança do A.T, e, portanto, um conceito antigo aplicado a nova aliança em Jesus.
Creio que estes conceitos nos ajudarão a entendermos de forma mais prática o que é ser santo.
1- Ser santo é não se contaminar com o pecado
(Levítico 11.44,45)
“Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo”.
Este capítulo do livro de Levítico aborda sobre uma relação de animais impuros que Deus proíbe que seu povo coma. Se alguém do povo de Israel comece algum daqueles alimentos, pela Lei, ele estaria impuro e indigno de estar na presença de Deus.
Deus é perfeito e suas Leis preciosas. Hoje sabemos que grande parte daqueles alimentos (animais) possuía e ainda possuem bactérias que se consumidos por alguma pessoa sem o devido preparo e higiene pode causar doenças e levar até a morte. Deus preservou a integridade do Seu povo através de Leis espirituais. Mas nós vivemos sob a Nova Aliança e o sentido desta Lei deve ser aplicada mediante a vida em Jesus. Os rituais de purificação e a abstinencia de alimentos do A.T nada têm a ver com o chamado a ser santo que Deus nos ordenou para hoje.
Jesus disse certa vez: “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. [...] Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7.15-23)
Torno-me mais santo quando meu coração esta cheio de louvor a Deus, quando meus lábios são usados para abençoar e não amaldiçoar, quando não me deixo contaminar pelos maus pensamentos e atitudes. Ser santo, portanto, tem a ver com uma vida consagrada a Deus longe do pecado que contamina o coração.
2- Ser santo é amar ao próximo
(Levítico 19.1,2)
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.
Não existe santidade genuína sem o amor ao próximo. O contexto deste capítulo 19 de Levítico fala, sobretudo, de respeito ao próximo: (v.11) “nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”; (v.13) “Não oprimirás o teu próximo”; (v.15) “com justiça julgarás o teu próximo”; (v.16) “não te porás contra o sangue do teu próximo.”; (v.18) “mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Santidade tem a ver com atitude de amor ao próximo. Jesus certa vez contou uma parábola: “Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele.” (Lucas 10.31-37)
Precisamos urgentemente manifestar amor ao próximo. Não existe vida santa e consagrada a Deus, sem nos movermos em direção ao próximo para ajudá-los. O diabo tem plantado o egoísmo nos corações de alguns cristãos. Queremos ser abençoados, queremos prosperar, queremos vida abundante e acabamos nos esquecendo de olhar além de nossos próprios desejos e cobiças. Que tipo de evangelho é este que vivemos? Que santidade é esta que pregamos onde o amor ao próximo não faz parte do cotidiano de muitos crentes?
3- Ser santo é ser inteiramente do Senhor.
(Levítico 20.26)
“E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.”
Não existe santidade sem pertencer a Jesus. Só iremos pertencer ao sagrado de Deus mediante a salvação em Cristo. A Bíblia nos ensina que em Jesus somos santos de Deus: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1.4).
O Senhor tem separado em todo mundo um povo santo, um povo inteiramente Seu. Um povo capaz de dizer não ao pecado, manifestar o amor de Deus ao próximo, um povo comprometido com Seu senhorio e vontade.
Podemos até ter uma vida piedosa, com boas condutas morais, mas sem Jesus não existe santidade, sem Ele não existe salvação. Podemos nos tornar santos de Deus, homens e mulheres separadas pelo Senhor neste mundo. O Senhor quer nos chamar de filhos amados. Em João 1.11,12 está escrito: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”
O Senhor nos chama a sermos santos como Ele. A salvação completa tem a ver com a santidade do homem: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hebreus 12.14). Ter a Jesus como salvador é participar de Sua santidade.
Temos um chamado: “Sede santos, porque sou santo”.